8 dez

6 Dicas de Marketing Digital para colocar seu E-commerce em prática

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O setor de comércio eletrônico já vinha em forte expansão no Brasil há alguns anos, alcançando novos consumidores e vendo surgir cada vez mais negócios e produtos disponíveis para comercialização no ambiente online.

Para se ter uma ideia desse movimento, em 2019 o crescimento da modalidade foi de aproximadamente 40%, segundo estudo do PayPal e BigData Corp. A digitalização de empresas, o aumento da confiança do público e os novos meios de pagamento online foram os grandes impulsionadores desse mercado. 

Mas aí veio 2020… que mudou completamente o cenário e já pode ser considerado o grande ano do e-commerce brasileiro - vamos mostrar o porquê a seguir!

Porém vale ressaltar que, com cada vez mais opções de marcas, produtos e serviços no comércio online, esse ambiente também deverá ficar ainda mais concorrido para as empresas. 

E é aí que se destacam aqueles sites que oferecem um bom produto e atendimento, e sabem como aproveitar as possibilidades do Marketing Digital para atrair e converter seu público em resultados.

Pensando em ajudar a quem acabou de entrar para o cenário de compras online, separamos no artigo de hoje algumas dicas para colocar o e-commerce em prática e ter ainda mais resultados em 2021. Continue a leitura e veja o que preparamos!

2020: o ano do E-commerce no Brasil

Impulsionado pela necessidade de isolamento social que a pandemia nos trouxe, o setor de comércio eletrônico foi a solução para muitos comerciantes e empresários que não tinham como manter as atividades em ambiente físico.

Por outro lado, a demanda dos consumidores nesse tipo de transação também aumentou, já que os clientes encontram no e-commerce a opção mais segura e cômoda para fazer suas compras.

De acordo com o estudo Webshoppers, o número de adeptos do e-commerce no Brasil cresceu 40% em 2020, chegando a 41 milhões de consumidores no total. Desses, 7,3 milhões de brasileiros compraram online pela primeira vez.

Com tudo isso, as taxas de crescimento do e-commerce nacional alcançaram níveis inéditos nos períodos de maior fechamento das atividades - e não param de subir!

De janeiro a agosto, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro bateu a marca de R$ 41,92 bilhões, representando um crescimento de 56,8% no período quando comparado com 2019. 

Os dados são da pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com o Movimento Compre&Confie em agosto. 

Tal crescimento também é possível de ser notado acompanhando o número de novos negócios que surgiram no ambiente de compra online em 2020.  

Segundo o portal E-commerce Brasil, apenas entre o início de março e o final de abril foram 100 mil lojas virtuais abertas por aqui, chegando à marca de uma nova loja por minuto!

Com essa expansão alcançando pequenas e médias empresas de diversos segmentos do mercado, ainda há um longo caminho para a maturidade digital e consolidação no cenário.
A boa notícia é - como vimos - novos consumidores também estão chegando e 2021 deve ser o ano para colocar em prática as melhores ações e técnicas para ter ainda mais resultados no e-commerce . Veja como com as dicas a seguir!

6 Dicas de Marketing Digital para colocar seu E-commerce em prática

1 - Ofereça uma boa experiência ao visitante do site

Não importa se a sua loja virtual está hospedada em uma plataforma de e-commerce ou em um site próprio, a facilidade de navegação, interação e um processo de compra simples e rápido são fundamentais para ter resultados com as vendas online.

Uma dica é apostar um design limpo, baseado em boas práticas de UX e UI design, que indique claramente os produtos e caminhos que você quer que o usuário siga em seu site. 

Destaque na página principal e no menu de topo, os produtos ou serviços mais vendidos, as ofertas e - caso ofereça uma ampla gama de produtos diferentes -  as principais categorias - da sua loja virtual. 

Você também pode adicionar uma caixa de pesquisa, permitindo que os usuários busquem o que procuram com mais facilidade.

Além do layout, outros quesitos técnicos são muito importantes para a navegação do usuário no seu e-commerce. Veja alguns: 

  • Tempo de carregamento das páginas

Os usuários não esperam por lojas que demoram a carregar os elementos da página, gerando abandonos e perdas. Use imagens e elementos que colaborem com a navegação rápida e sem interrupções.

  • Segurança

Por mais que o usuário brasileiro esteja cada vez mais acostumado com as compras online, as dúvidas e os medos de golpes ainda persistem. Por isso, oferecer um ambiente seguro, com informações claras e precisas ao usuário é fundamental.

Deixe claro nos processos de compra e nos detalhes das ofertas que o ambiente de compra é seguro, destacando quando possível as avaliações e opiniões de quem já é cliente.

  • Conteúdo e ferramentas interativas

Uma das principais tendências no e-commerce para os próximos anos está na aposta em conteúdos interativos, que usem a tecnologia para melhorar a experiência do cliente, mantendo-o engajado e interessado pelo seu site.

Um exemplo são as lojas virtuais de moda e acessórios, que disponibilizam ferramentas para que o usuário simule a experiência de testar peças, como óculos escuros e vestidos. 

No caso das agências de viagem, existem opções como uma calculadora de custos para que o cliente tenha uma ideia de quanto determinado destino custaria para ele.

2 - Mobile E-commerce

Bastante relacionada à dica anterior, aqui vamos focar na necessidade cada vez maior das lojas virtuais garantirem a mesma experiência de compra rápida e fácil para usuários via dispositivos móveis.

Com a popularização dos smartphones e a expansão dos serviços e aplicativos mobile, o consumidor já está acostumado a poder comprar de qualquer lugar e a qualquer momento. E a sua loja não vai querer correr o risco de perder esse cliente, esperando que ele acesse pelo desktop, não é mesmo?

Segundo números do site Statista, a previsão é que até 2023 73% das compras online já serão feitas pelos dispositivos móveis.  Por isso, devem se destacar os sites que ofereçam maior praticidade a esse usuário.

Além de ter um site responsivo, há casos em que a melhor solução seja utilizar aplicativos mobile próprios, permitindo a personalização e aproximação com promoções exclusivas e ações de relacionamento direto, como o envio de push notificações via celular.

3 - Invista em anúncios inteligentes

Investir em anúncios inteligentes na maior plataforma da internet, o Google Ads, ainda é uma ótima maneira de ganhar novos clientes com real interesse no seu negócio.

Isso porque, além de ser a plataforma com mais alcance - cerca de 90% dos usuários de toda a web, o serviço de publicidade do Google tem benefícios como:

  • Controle dos investimentos com facilidade

Você decide o quanto pode investir em cada uma das suas campanhas e por quanto tempo. Além disso, é possível pausar os anúncios quando quiser.

  • Segmentação de público

A ferramenta permite segmentar o público de suas campanhas para ser o mais assertivo possível, escolhendo desde dados demográficos, áreas de interesse e palavras-chaves procuradas.

  • Acompanhamento de resultados

Você pode acompanhar o ROI - retorno sobre investimento em tempo real, podendo fazer ajustes e visualizar os resultados com praticidade.

A plataforma Google Ads permite ainda criar campanhas para diferentes objetivos e formatos. Veja os principais tipos de anúncio:

  • Rede de pesquisa: Apareça com destaque nas buscas no Google para as palavras-chaves do seu negócio!
  • Rede de Display: Escolha os tipos de sites e páginas que seus anúncios devem aparecer aos visitantes. 
  • Google Shopping: ideal para oferecer os produtos e destaques do seu e-commerce na “vitrine do Google”
  • Vídeo: com formatos específicos de criação e segmentação, o anúncio em vídeo pode ser uma ótima opção para divulgar ofertas de um e-commerce.
  • Campanha para apps: inteligência artificial para anunciar o aplicativo do seu e-commerce nos maiores Serviços do Google. 

4 - Capriche no SEO

Aparecer nos resultados das buscas orgânicas é outra forma bastante efetiva de aproveitar o tráfego do Google - e de outros buscadores - para gerar resultados no seu e-commerce. 

Como se trata de uma forma mais barata e saudável de gerar visitas qualificadas para o site, a estratégia de SEO é fundamental para aqueles que estão começando no comércio online, podendo ser uma forma de se destacar.

Para isso, além de contar com um bom desempenho técnico com rápido carregamento da página, funcionamento correto de botões e design responsivo, a dica é trabalhar as palavras-chaves de interesse no conteúdo do seu site.

Uma forma de fazer isso é caprichar nas descrições dos seus produtos ou serviços, esclarecendo ainda os próximos passos para a compra e as demais possíveis dúvidas dos seus usuários.

5 - Tenha uma estratégia para as Redes Sociais

Atualmente, as mídias sociais são fundamentais para qualquer empresa se comunicar com o seu público e podem ser um ótimo canal para a divulgar o seu novo e-commerce.

Além de contar com diversos formatos de publicações - orgânicas ou em anúncios pagos - para divulgar seus produtos, serviços e diferenciais, as redes sociais são ótimas para criar relacionamentos e coletar feedbacks de usuários e clientes. 

É possível utilizar esses canais para tirar dúvidas dos usuários, educar seu público quando necessário - como no uso de um software, por exemplo -, ou mesmo para realizar a venda direta.

O chamado Social Commerce, quando as redes sociais são usadas para promoção e venda online, é uma maneira eficiente de agilizar o processo de compra e melhorar a experiência do seu cliente.

É possível fazer promoções exclusivas para seguidores, investir na estratégia com influenciadores e muito mais!

6 - Aposte na tecnologia

É muito comum pensar que o uso de tecnologias como Inteligência Artificial e Big Data nas operações é uma realidade muito distante das pequenas lojas de e-commerce. 

Mas a verdade é que o mercado conta com cada vez mais opções - para diferentes tipos de setores e tamanhos, popularizando o acesso à ferramentas e tecnologias, que permitem desde a análise dos dados gerados no seu site, até o uso de chatbots, por exemplo.

Algumas das principais práticas e ferramentas de tecnologia que podem trazer resultados ao e-commerce são:

  • Chat bot aplicativos de mensagem instantânea;
  • Hiper-Personalização com a segmentação de base; 
  • Automações de processos de venda e abandono de carrinho;
  • Métodos de pagamento moderno (Picpay, PayPal, Pix).

Conclusão

Vimos que o comércio eletrônico está mais em alta do que nunca no Brasil e deve se manter assim em 2021. 

Porém, com a rápida expansão no mercado e o surgimento de milhares de novas lojas virtuais, o ano deverá ser de consolidação para aqueles que conseguirem se adaptar e se destacar no cenário digital.

Para isso, algumas práticas de marketing digital são essenciais para aumentar os resultados, atraindo novos clientes e aproveitando as possibilidades que as vendas online oferecem para os empreendedores.

Esperamos que as nossas dicas de hoje sejam úteis para o seu e-commerce. Deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários!

Aproveite também para CONHECER AQUI as soluções e serviços da J&A Digital Marketing para ajudar seu negócio a ter ainda mais resultados no próximo ano. Estamos à disposição para tirar dúvidas e ajudar na sua estratégia. É só vir falar com a gente!

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