21 abr

6 Dicas de Marketing Digital possíveis de aplicar no seu negócio em 2020

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Chega época de final e começo de ano e sempre aparecem aquelas listas de tendências, apontando o que está por vir e que será mais utilizado no mundo em determinada área do mercado, não é mesmo? Quando o assunto é marketing e vendas então, nem se fale…

Todo mundo gosta de ler essas listas, o problema é que muitas das dicas não são realmente aplicáveis por qualquer empreendedor ou em qualquer tipo de negócio.

Seja pelo porte ou mesmo pela área de atuação, as listas de tendências podem servir como um guia, mas dificilmente todas as ações serão colocadas em prática pelo pequeno e médio empresário. Quer um exemplo?

Bem, do que adianta eu saber que a criação de streamings de vídeos personalizados são uma tendência no mercado se o meu produto ou serviço não tem qualquer ligação com o setor ou se eu sei que não teremos verba o suficiente para um investimento tão alto em conteúdo?

Foi pensando nisso que resolvemos preparar a nossa própria lista de dicas esse ano, mas dessa vez um pouco diferente. Listamos apenas o que é realmente possível de aplicar no seu negócio em 2020. 

São algumas práticas baratas e que estão em alta entre os consumidores, para que você – ao menos – teste ainda esse ano e aumente ainda mais os resultados. Vamos conferir? Continue acompanhando!

6 Tendências de Marketing Digital possíveis de aplicar esse ano

Google Meu Negócio

Começando com uma dica que não é nenhuma novidade, mas que muita gente ainda não conhece ou aplica. O Google Meu Negócio ganhou muitos adeptos em 2019 e a tendência é que continue crescendo ainda mais em 2020.

Isso porque essa ferramenta gratuita do Google é muito simples de executar e traz benefícios para qualquer negócio, seja ele com atuação online ou offline.

O Meu Negócio ajuda na divulgação de negócios locais, garantindo uma ótima exposição de empresas e comércios nos milhões de resultados de buscas que o Google apresenta diariamente aos usuários.

Além disso, a gigante vem investindo em novos recursos para a ferramenta e deve atrair ainda mais usuários, acirrando a disputa pelas posições de destaque na hora que um possível cliente procurar pelo seu negócio.

Por isso, se você ainda não está cadastrado no Google Meu Negócio, corre lá (depois de ler nosso artigo, é claro) e já faz os primeiros passos.

Vale ressaltar que quem souber aproveitar a plataforma com as melhores práticas de SEO e Inbound Marketing, terá ainda mais resultados em 2020!

Humanização e personalização da experiência

O marketing personalizado é outra prática que já aparece há algum tempo nas listas de tendências. Porém, geralmente quando se fala em personalizar a experiência e o tratamento de seus usuários, os exemplos parecem surreais para a sua realidade, não é mesmo?

Se falam em inteligência artificial para personalizar a navegação, como utiliza a Netflix, ou em um atendimento personalizado como só grandes empresas teriam suporte. Porém, a dica para humanizar as suas relações aqui é bem mais simples.

Para ser mais humano e entender melhor o seu cliente não precisa de nada tão caro e é possível começar em qualquer negócio. Quer ver? Vamos há alguns exemplos!

Nas Redes Sociaisas principais mídias sociais já personalizam a experiência para o usuário, oferecendo o conteúdo que estiver melhor relacionado ao o que ele mais se interessa na própria rede.

A questão é saber como se aproveitar melhor das informações e pistas que seu público deixa nesses canais.

No LinkedIN, por exemplo, estão em alta os perfis que dialogam com o seu público, compartilhando conhecimento, mostrando experiências – positivas ou negativas. Mostrar bastidores e contar suas histórias é uma ótima maneira de humanizar a sua marca.

No Instagram a tendência é apostar em storytelling nos stories. Vídeos que mostram rostos devem se manter em alta, mas o conteúdo que engaja deve ser recheado de boas histórias.

No E-mail Marketing: outra maneira possível de humanizar e personalizar a experiência dos seus clientes e prospects é por meio do e-mail.

Com as técnicas de inbound marketing e marketing de conteúdo é possível aumentar a sua base de contatos e já segmentá-los de acordo com o interesse e momento de compra.

Porém, mesmo com a sua lista atual de e-mails é possível adotar um tom mais personalizado ao conversar com os leitores. Isso cria uma proximidade com o público e vem sendo utilizado por empresas dos mais diversos setores.

Seja no envio de newsletter, e-mails de confirmação e agradecimento ou mesmo em e-mail marketing, é uma tendência também humanizar o texto. O segredo está em conhecer as preferências e particularidades dos seus clientes ideais!

Por outro lado, gatilhos como “urgência” e “promessas” já estão sendo utilizados com mais prudência em e-mails. Isso, porque muitos dos novos consumidores já não acreditam mais nesse tipo de texto e acabam se identificando mais quando o remetente é mais direto e claro em sua proposta.

Transparência com o seu público

Essa tendência está relacionada à dica anterior em dois pontos. Primeiro, pois para oferecer experiências cada vez mais personalizadas, você precisará de dados. Segundo, pois é fundamental manter-se transparente e honesto nas relações e conversas com o seu público.

Com a proximidade da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados e a crescente desconfiança dos usuários na entrega de seus dados na web, as empresas precisam conquistar uma relação de parceria com os seus clientes.

Para isso, a chave é ser transparente. Deixe claro para que você precisa dos dados que está pedindo e para o que vocês os utilizará. Assim, você garante um público mais engajado e qualificado.

Outro ponto é dar publicidade aos valores e missão do seu negócio, compartilhando não só os seus produtos e serviços, como a visão que a sua empresa tem.

Abrir espaços para opiniões e sugestões dos clientes também se mantém em alta, pois traz mais confiabilidade na hora da compra.

Conteúdos em áudio

Segundo o Spotify, o consumo de podcasts cresceu 67% em 2019. E esse formato deve continuar em alta em 2020, caindo nas graças dos mais variados públicos e se popularizando nos smartphones.

Outro ponto a favor desses conteúdos é o crescimento das buscas por voz. Com a popularização do uso das assistente virtuais, como Siri, Alexa e Google, as técnicas de SEO devem sofrer adaptações para pesquisas feitas em voz e os conteúdos no formato de áudio terão ainda mais valorização.

Não é à toa que a própria gigante das buscas está investindo no seu Google Podcasts, servindo como uma ótima vitrine para compartilhar seus conteúdos e alcançar novos públicos.

Vale lembrar que esse formato exige investimentos muito menores do que outros, como vídeos, e um conteúdo de qualidade é o ponto mais importante para estratégia.

Chats privados e apps de mensagens

O uso de chats e aplicativos de mensagens no marketing já existe, mas deve ser amplificado em 2020. Nas principais redes sociais, os chats são ferramentas cada vez mais importantes tanto no relacionamento, quanto para as vendas. Afinal, como vimos as conversas humanizadas estão em alta.

Já para vendas, os chats são vistos cada vez mais como canais que facilitam a vida do consumidor. Não é à toa que as principais mídias investem em ferramentas que possibilitem o pagamento diretamente por esses chats.

Além disso, aplicativos como o WhatsApp deixam de ser utilizados apenas para troca de mensagens pessoais, passando a ser uma importante ferramenta para diversos setores como vendas, suporte e distribuição de conteúdo.

Nesse cenário, um concorrente que vem forte em 2020 é Telegram, que tem a vantagem de possibilitar a criação de grupos ilimitados.

Influenciadores digitais

2019 foi o ano dos influenciadores, não acha? Com o boom do marketing de influência, diversas empresas e setores apostaram alto durante o último ano em parcerias e grandes campanhas com os chamados influencers.

É claro que nem tudo funcionou, mas digamos o anos foi um ótimo aprendizado para o que está por vir esse ano.

As pessoas continuam seguindo as indicações e tendências de quem elas seguem na internet, porém as marcas e agências entenderam que é preciso acertar bem na escolha e nas ações. Sem sinergia entre o conteúdo gerado pela personalidade e o seu negócio, não adianta gastar dinheiro.

Por outro lado, influenciadores menos badalados e mais focados em áreas específicas são cada vez mais efetivos e devem ser o foco dos investimentos no setor.

O que antes ia até os chamados de micro-influenciadores, hoje já ganham a alcunha de nano. São pessoas que, mesmo alcançando menos números, possuem um nicho bem engajado e um alto poder de convencimento entre seus seguidores.

O que achou dessas dicas de marketing digital para o seu negócio? Tenho certeza que você já consegue colocar algumas delas em prática e esperamos que te ajude a trazer resultados incríveis em 2020!

Conte pra gente o que conseguir testar, o que acha? É só deixar aqui nos comentários.

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