18 abr

8 benefícios que provam que todo negócio precisa de SEO

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Todo mundo já sabe que ter um site é fundamental para qualquer tipo de negócio hoje em dia, não é mesmo?

 

Afinal, o ambiente online já faz parte da vida e dos hábitos de compra da maioria dos consumidores. Para se ter uma ideia, no Brasil mais da metade da população já passa mais de 6h por dia na internet.

 

Com esse entendimento, muitos empreendedores começam um negócio já com um site criado, mas apesar disso, poucos são os que dão a devida atenção a um ponto fundamental para o sucesso e os resultados de qualquer página na web: o SEO.

 

Pouco adianta ter um site bonito para a sua empresa se ele não for encontrado pelo seu público, não acha? É aí que apostar nas boas práticas de otimização para buscas fará a diferença.

 

Mas o que essa sigla significa? Por que investir em SEO é importante? Quais os benefícios? Vamos te ajudar a entender tudo nesse artigo. Continue lendo!

 

O que é SEO?

 

SEO é a sigla utilizada para Search Engine Optimização, que em português pode ser traduzido como Otimização em Mecanismos de Buscas. Trata-se de um conjunto de ações e práticas aplicadas em um site para se destacar entre os resultados das páginas de buscas, como no Google.

 

Ou seja, investir em SEO para o seu site é aplicar as melhores técnicas para que ele seja encontrado pelas pessoas que pesquisarem sobre o seu produto, serviço ou área de especialização.

 

Com tantos concorrentes e páginas disponíveis na internet, uma boa maneira de se destacar para os possíveis clientes é aparecer nos primeiros resultados, não acha? Afinal, são feitas mais de 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias no Google.

 

Só esses números já dão uma boa noção da importância e dos benefícios do SEO para todo negócio, mas tem muito mais. Vamos detalhar alguns aqui, continue acompanhando e confira:

 

8 benefícios de investir em SEO para o seu negócio

 

 

 

1 - Permite ser encontrado pelo seu público

 

Como já falamos, muitas pessoas fazem buscas na internet todos os dias. Entre eles, com certeza, está também o seu público. E não vai adiantar muito ter o melhor produto, diferenciais incríveis ou mesmo o melhor preço se você não está sendo encontrado por eles.

 

Se você ainda não ficou convencido da importância do ter um bom SEO, esses números com certeza vão te chamar a atenção. O site que não aparece na primeira página do Google, ou entre os 10 primeiros resultados, praticamente não será visto e, muito menos, acessado.

 

As três primeiras posições orgânicas recebem quase 40% dos cliques e vão diminuindo conforme a classificação, sendo que pouquíssimos vão até a segunda página.

 

2 - SEO não tem barreiras para alcance

 

Antigamente para divulgar um produto ou serviço o empresário tinha praticamente duas opções. Ou investia imensas quantias em publicidade, como em anúncios em revistas, jornais, rádio e televisão, ou apostava em ações mais locais, como em panfletagem e uso de faixas.

 

Com a internet, a barreira da localização e o do orçamento foi vencida. E com uma boa estratégia de SEO, qualquer site pode ser encontrado por usuários de qualquer lugar no país - ou até mesmo de fora do Brasil.

 

Apesar de existirem casos em que o mecanismo de busca vai privilegiar a localização do usuário, como ao pesquisar por serviços mais próximos da sua casa, por exemplo, o seu site pode alcançar públicos que antes dificilmente conheceriam o seu negócio.

 

Hoje, uma loja online do Rio Grande do Sul pode ser encontrada e vender seus produtos para clientes do Maranhão com muito mais facilidade, ou um blog com dicas de automóveis pode ter leitores de todos os lugares com o mesmo idioma.

 

3 - SEO é mais barato

 

Construir uma boa estratégia de SEO não totalmente é gratuito, já que exigirá algum trabalho e a aplicação de ferramentas que podem ajudar. Porém é, sem dúvidas, uma das práticas mais baratas e rentáveis do Marketing Digital.

Além disso, um bom SEO vai garantir tráfego de qualidade para o seu site, trazendo visitantes que realmente têm interesse ou engajamento com o negócio. Com isso, o cliente adquirido pelo tráfego orgânico tem o menor custo por aquisição.

 

Ou seja, investir nas boas práticas de otimização para mecanismos de buscas tem o melhor custo x benefício entre as estratégias de marketing. O próximo benefício da lista vai te ajudar a entender o porquê!

 

4. SEO gera mais cliques do que anúncios

Você já deve ter visto que ao fazer uma busca no Google os primeiros resultados quase sempre são propagandas, não é mesmo?

Mas diz a verdade, você clica logo nesses anúncios ou rola para ver o primeiro a aparecer organicamente?

A grande maioria dos usuários segue o segundo hábito, o que é comprovado pelos até 90% a mais de clique que o SEO gera ao ser comparado com a publicidade paga nos mecanismos.

Isso ocorre porque os usuários confiam mais nos resultados que o algoritmo do Google apresenta como o melhor do que os próprios anúncios na ferramenta. O que não é difícil de entender, pois nem sempre uma propaganda é exatamente o que o consumidor procura e o resultado orgânico tenta se aproximar ao máximo à intenção daquele usuário.

 

5 - Vence a concorrência de maneira sustentável

Investir em mídia ou em anúncios para os resultados de buscas pode sair caro. Por isso - e pelos números que apresentamos no item anterior -, é que ter um site bem posicionado nas buscas será um grande diferencial para vencer a concorrência.

 

Dependendo do tamanho e do orçamento disponível para a sua empresa, competir em anúncios pagos pode ser bastante difícil, já que em sistemas de leilão, algumas palavras-chave podem ser caras e altamente disputadas.

 

Já o trabalho de SEO não exige tantos investimentos e se torna um espaço mais democrático para quem conseguir se destacar, garantindo um Retorno sobre o Investimento - ROI - muito maior do que o concorrente que invista altas quantias em anúncio.

 

6 - SEO não para de trabalhar

Outra grande vantagem do SEO - e que ajuda a garantir esse bom ROI - é que ele nunca para. É 24/7 gerando resultados e cliques para o seu site.

 

Diferentemente dos anúncios, que têm prazos e períodos de publicidade de acordo com o orçamento, a estratégia de SEO gera classificações que não desaparecem tão rapidamente nos resultados de busca.

 

Apesar de exigir acompanhamento e melhorias contínuas para se manter bem posicionado, o seu ranqueamento pode melhorar com o passar do tempo, trazendo resultados muito tempo após qualquer investimento inicial que você tenha feito para o SEO do site.

 

7 - SEO é importante para a jornada de compra

 

Não é à toa que o SEO é parte fundamental das estratégias de Inbound Marketing, o conceito do marketing digital que reúne práticas e define as etapas da jornada de compra para atrair, convencer e converter visitantes em leads, e leads em clientes.

 

Afinal, estar bem posicionado nos mecanismos de buscas é o que vai garantir a entrada do maior número possível de pessoas nessa jornada, além do melhor ROI para a estratégia, como falamos no item 5.

 

Por isso, é preciso entender quais as palavras e termos mais importantes para seu público desde os primeiros contatos com a sua área ou tipo de atuação, e preparar o seu site para aparecer nesses resultados.

 

Um exemplo é um site que venda tênis de corrida de rua, que apareça bem posicionado para pesquisas como “qual o melhor tênis para correr na rua?”.

 

8 - Garante autoridade, confiança e credibilidade

 

Com uma boa estratégia para SEO, o seu site deve oferecer conteúdo de valor e qualidade para os usuários que têm interesse na sua área. Com isso, o mecanismo de buscas tende a aumentar a autoridade da sua empresa para determinado assunto.

 

Além de melhorar o posicionamento em resultados relacionados a sua área, como em uma loja de pneus que apresente dicas e conteúdos sobre carros, por exemplo, essa autoridade reflete na construção da marca.

 

As pessoas confiam no Google e aparecer bem posicionado no ranking fará com aumente a credibilidade entre o seu público. Estar sempre aparecendo nas pesquisas relacionadas ao seu mercado, fará também com que a sua empresa esteja na mente dos usuários quando pensarem no seu produto.

 

Conclusão

 

Como vimos nesse artigo, já não basta criar um site para ter resultados com o seu negócio na internet. Por mais que seja muitas vezes ignorado, o SEO é muito importante para alcançar seu público sem precisar investir grandes quantidades de dinheiro.

 

Além de ser uma ótima opção para driblar a concorrência, as técnicas de SEO bem aplicadas podem ser o grande diferencial para construção da marca, independentemente da área, produto ou serviço do seu negócio.

 

Por outro lado, pensar com mais carinho em SEO pode ser o que estava faltando para o seu site começar e ter mais resultados. Quer uma ajudinha para começar a construir a sua estratégia? A J&A pode te ajudar, confira aqui!

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