20 abr

Divulgar nas redes sociais vale a pena para qualquer negócio? Entenda

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Somos 130 milhões de pessoas conectadas a plataformas de redes sociais só no Brasil. É o que aponta o relatório Digital in 2018: The Americas, da empresa de gestão de mídias norte-americana Hootsuite.

 

Esse número se equivale a 62% da população nacional. Bastante gente, não é mesmo? Some  isso, então, ao dado da mesma pesquisa que mostra que o usuário brasileiro passa em média quase 4 horas por dia nas mídias sociais.

 

Com isso, o nós somos segundo país mais ativo nessas plataformas, perdendo apenas para os filipinos.

 

Mas então se tantas pessoas passam diariamente horas nessas mídias como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, porque ainda há empresários e empresas que não utilizam esses canais para se relacionar e atrair seu público?

 

Será que investir nas redes sociais vale mesmo para qualquer negócio? Preciso estar em todas? Como saber?

 

São dúvidas como essas que queremos discutir nesse artigo. Vamos apontar os principais benefícios de divulgar - qualquer que seja - o seu negócio com uma estratégia nas redes sociais e mostrar como saber onde e como investir. Acompanhe!

 

Por que divulgar nas redes sociais é importante para o meu negócio?

 

Como vimos acima, os números e os padrões dos brasileiros apontam que as mídias sociais ainda são muito presentes na nossa vida. Logo, se tantas pessoas estão diariamente nesses canais, seu público muito provavelmente estará lá.

 

Só esse fator já parece um ótimo argumento para provar que qualquer negócio pode - e deve - ter uma estratégia de marketing para as plataformas sociais, não é mesmo?

 

Porém, não é simplesmente por isso que determinada rede social será o seu canal de venda mais efetivo. Afinal, não basta sair criando contas e perfis em todas as mídias sociais e soltar alguns posts para ter bons resultados.

 

É preciso entender bem a funcionalidade, o momento do usuário e o tipo de mensagem ideal para cada um desses canais. Assim, você deve criar uma estratégia de marketing digital para ter sucesso nesses canais, definindo claramente quais serão os objetivos e métricas para acompanhar em cada um.

 

Parece complicado? Calma que é possível começar aos poucos e - para te ajudar - separamos alguns dos principais objetivos que você pode traçar para as suas redes sociais e, assim, começar a aplicar suas estratégias.

 

Veja 9 benefícios para qualquer negócio investir nas redes sociais:

 

Segundo a pesquisa Social Media Trends 2019, realizada com empresários, 53% dos participantes dizem que a divulgação da marca é o mais importante benefício de estar nas redes sociais. Em segundo lugar, com 44,2% das respostas, ficou o engajamento do público com a marca.

 

Esses são algumas das vantagens das mídias sociais para qualquer tipo de negócio, afinal ganhar visibilidade e engajamento com o público é o objetivo de todo empreendedor, não é mesmo?

 

Porém, há ainda outras vantagens e objetivos que você pode alcançar com um bom trabalho nas redes. Separamos algumas dicas, veja:

 

1 - Apareça ao ser procurado nas redes sociais

 

Além do fato de ter bons canais de mídias sociais ser valorizado em SEO e influenciar de certa forma nos resultados de buscas, não é só no Google que os usuários fazem pesquisas sobre o seu negócio ou área.

 

Muitos usuários realizam buscas diretamente nas plataformas sociais, seja para visualizar promoções, saber mais sobre a marca ou mesmo para buscar um atendimento mais rápido e pessoal.

 

Pense nisso: fora as visualizações que você deixaria de ganhar, se os possíveis clientes não encontrarem sua empresa, o risco de acharem o concorrente aumenta.

 

2 - Crie conexões com o público-alvo

 

As redes sociais são os canais preferidos de usuários e empresas na hora de se relacionarem. Afinal, aproximar os usuários e criar relações foi o principal objetivo do surgimento dessas mídias.

 

Assim, ter uma plano de publicações e um bom trabalho de geração de conteúdo, com o objetivo de atrair e criar algum tipo de relacionamento com o seu público-alvo, é fundamental e traz o benefício de aproximar o usuário e aumentar as possibilidades de vendas.

Além de sempre disponibilizar novidades e informações de valor sobre seu produto ou serviço, as redes sociais funcionam como um ótimo canal para ouvir sugestões, esclarecer dúvidas de clientes, pensar melhorias ou mesmo para testar lançamentos, por exemplo.

 

3 - Mantenha o seu cliente ativo e diminua o custo de aquisição 

 

Não é só para atrair público novo que as redes sociais são efetivas para qualquer negócio. Aliás, a maneira mais fácil de aumentar os resultados com um CAC (custo de aquisição de clientes) menor nesses canais é se relacionando com quem já é seu cliente.

 

Mantendo a sua marca sempre próxima ao público, você pode oferecer novidades em primeira mão e criar estratégias e promoções exclusivas com o objetivo de aumentar o ticket médio ou o tempo de vida do cliente.

 

Além disso, as redes sociais oferecem ótimas oportunidades de distribuir conteúdo de interesse ao seu público, podendo educá-lo e ajudá-lo e conseguir resultados na área dele e ganhando verdadeiros evangelizadores da sua marca.

 

Com clientes engajados, as suas publicações ganham ainda mais abrangência nas redes e garantem um efeito de prova social muito forte para atrair novos interessados. Afinal, se os clientes estão falando bem da sua marca, a chance de convencer outras pessoas é muito maior.

 

Uma publicação que alcança muitos usuários, por exemplo, geralmente começa com os seus melhores fãs, alcançando os contatos deles e, assim, se espalhando. E, o melhor, tudo de forma orgânica.

 

4 - Comece investindo pouco - ou nada

 

A maioria das redes sociais permite criar contas sem ter que pagar nem um real. Assim, é possível começar suas estratégias e postagens de forma totalmente gratuita.

 

Isso não quer dizer que você não ter que investir tempo e mão de obra para produzir conteúdos de interesse, mas já poderá começar com posts orgânicos, interagindo em grupos e páginas que seu público-alvo curte e aparecendo com informações importantes para quem já é seu cliente ou que busca seu produto nesses canais.

 

Agora se você quer criar anúncios e ganhar ainda mais visualizações e interações com os seus posts, também é possível começar investindo pouco dinheiro.

 

É claro que o orçamento fará muita diferença nos resultados, mas há outros fatores como segmentação da mensagem, uma arte chamativa na postagem e um bom texto. Assim, é possível, por exemplo, começar com um investimento de R$ 5,00 por dia em contas como Facebook e Instagram.

 

5 - Tenha um canal direto com o seu cliente

 

Bastante relacionada com a dica número 3, essa vantagem é fundamental para qualquer negócio. Sua empresa pode até não estar em determinada rede social, mas seus clientes podem estar e citá-la em publicações ou reclamações.

 

Nesses casos, como respondê-las? Muitas vezes você nem ficará sabendo e sua marca poderá estar passando uma imagem negativa aos usuários.

 

Por isso, ter um SAC direto com o seu cliente nas redes, respondendo marcações, tirando dúvidas e  incentivando interações traz ótimos resultados.

 

Além disso, as ferramentas de chat, como o Messenger do Facebook, o chat do LinkedIn ou o direct do Instagram, são ótimos canais para atendimento ao cliente, diminuindo seus custos com telefone e permitindo criar ações automáticas com o uso de chatbots, por exemplo.

 

6 - Distribua e teste diversos formatos de conteúdo

 

Cada empresa tem o seu público, com gostos e preferências diferentes. E nas redes sociais isso não é diferente. Por isso, quanto mais conhecer os seus clientes, melhor!

 

Até na escolha de quais canais sociais ter uma estratégia é preciso conhecer bem o seu público. Uma empresa que tenha como público crianças e adolescentes, dificilmente terá muito sucesso no LinkedIn, por exemplo.

 

O lado bom é que as redes sociais permitem realizar testes com variados formatos e estilos, assim, você saberá qual o tipo de conteúdo que mais interessa ao seu público, tais como fotos, vídeos, enquetes, stories, listas e muito mais.

 

Para saber o que dá certo ou não com o seu público, as redes sociais oferecem outra vantagem, que é a próxima da nossa lista.

 

7 - Acompanhe os resultados em tempo real

 

Quase tudo o que postamos nas redes sociais permitem acompanhar os resultados em tempo real. Seja com os anúncios ou publicações orgânicas a resposta dos usuários é imediata.

 

É claro que existem ações que devem ser analisadas em períodos mais longos, mas sempre é possível ter certeza de que o que você está investindo - seja tempo e/ou dinheiro - está gerando resultados.

 

Essa interação em tempo real com o seu público é uma das grandes vantagens das mídias sociais, permitindo testar ideias, pedir a opinião dos fãs e fazer o aquecimento para um lançamento, por exemplo.

 

8 - Aumente suas vendas

 

Cada empresa e em cada rede social terá um objetivo. Porém, apesar do relacionamento ser o foco principal, as redes sociais também podem e devem ser bons canais para aumentar suas vendas.

 

Além da forma indireta de crescer o faturamento, alcançando novos clientes com anúncios e publicações que os levam até o seu site, muitas plataformas de mídias sociais já são utilizadas como principais canais de vendas para empresas.

 

O Instagram, por exemplo, é uma ótima vitrine para lojas virtuais e setores como moda e jóias costumam ter bons resultados. No Facebook, o Messenger já é utilizado com o objetivo comercial em muitas empresas.

 

Além disso, como já citamos, os canais sociais são ótimas ferramentas de pós-vendas para manter o seu público engajado e fidelizado com a sua marca, aumentando o faturamento e diminuindo o custo de aquisição de clientes.

 

 

9 - Funciona para qualquer negócio

 

Não é à toa que deixamos essa vantagem por último. Ela é o fator principal para que todo empreendedor - não importa a área ou tamanho - comece já a pensar em uma estratégia para sua empresa nas redes sociais.

 

Acontece que as mídias sociais dão resultados para qualquer tipo de negócio. Grandes exemplos que fazem sucesso nessas canais não faltam em diversas áreas.

 

Sejam lojas físicas ou virtuais, serviços ou mesmo com foco em B2B, as diversas plataformas sociais oferecem muitas possibilidades de atuação e permitem encontram o seu público e o seu nicho.

 

Um exemplo é o de uma temakeria, que apostou na publicação de ofertas do dia no seu canal do Instagram. Com isso, eles conseguiram aumentar as vendas em dias que eram considerados ruins ou de menos movimento na loja física.

 

Como vimos, conhecendo bem o seu público e criando uma estratégia bem pensada para eles, é possível ter resultados com as redes sociais em qualquer que seja a sua área.

 

E aí, tá esperando o que para começar ou passar a turbinar as suas mídias?

 

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