7 jul

Vale a pena contratar uma Agência de Marketing Digital? Veja 6 Vantagens que provam que SIM!

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O Marketing Digital é hoje um ponto fundamental para a estratégia de negócios de todos os tamanhos e áreas de atuação. Afinal, sua empresa pode até não estar aparecendo na internet, mas o seu cliente com certeza estará lá!

É muito comum, entretanto, que empreendedores fiquem com uma dúvida na hora de decidir como dar o próximo passo e de colocar em prática as ações e planos de divulgação no digital: “Vale a pena contratar uma Agência de Marketing Digital para o meu negócio?

Em muitos casos, a resposta para essa pergunta passa ainda pela ideia de montar uma equipe interna na área - o que também pode trazer benefícios. Entretanto, as agências têm se destacado nesse mercado, já que atuam como facilitadoras, agregando conhecimentos, tecnologias e profissionais para colocar uma estratégia em prática. 

Por isso, é importante saber quais os benefícios de contratar uma Agência de Marketing Digital e acertar na escolha de parceria. Para te ajudar, separamos 6 vantagens de tomar essa decisão para a sua empresa. Confira!

6 Vantagens de contratar uma Agência de Marketing Digital

1 - Conte com profissionais especializados

Um dos erros mais comuns em empresas que começam uma estratégia de divulgação é posicionar um funcionário interno para ser o “faz tudo” da área.

Por mais que esse profissional tenha dedicação e mesmo conhecimento, dificilmente ele conseguirá entregar resultados com qualidade. Isso porque o trabalho de Marketing Digital exige diversos conhecimentos e práticas.

Nesse cenário é que aparece um dos maiores benefícios de contratar uma agência de Marketing Digital, já que elas contam com especialistas multidisciplinares com experiência e tempo de dedicação às suas funções.

Para se ter uma ideia, dá uma olhada em algumas das habilidades e práticas que o setor demanda atualmente:

Vale ressaltar ainda que esses profissionais geralmente atuam com outras empresas, garantindo uma visão mais abrangente e estratégica do mercado digital.

2 - Melhor custo x benefício

Com todas essas áreas de especialização citadas no item anterior, já parou para pensar o quanto de investimento seria necessário para montar uma equipe de marketing digital na sua empresa?

Além dos custos de contratação de pessoal, vale colocar no cálculo ainda a necessidade de investimento em ferramentas e recursos para a atuação desses profissionais internos. 

É por isso que, para muitos negócios, montar uma equipe interna acaba sendo inviável.

Já ao optar por contar com agência de marketing digital, a sua empresa não precisa se preocupar com o gerenciamento e burocracia de contratações e tem uma previsão mais assertiva dos custos e investimentos na área.

Com tudo isso, o ROI - retorno sobre o investimento - tende a ser maior ao contratar os serviços de uma agência experiente.

3 - Foco no que realmente importa

Com uma agência dedicada às ações e estratégias de marketing digital do seu negócio, a gestão e os profissionais ganham mais tempo para focar no seu verdadeiro core business.

Acontece que ao deslocar um funcionário ou mesmo equipe para atuar com ações de marketing, muitas vezes o tempo deslocado e a qualidade da entrega acabam gerando mais prejuízos do que vantagens ao negócio.

Vamos pensar no exemplo de uma empresa que deslocou um dos seus melhores vendedores para “cuidar do marketing” em um primeiro momento. Além de não conseguir desempenhar com a mesma qualidade, a empresa ainda diminuiu as vendas no período, já que o funcionário não atendeu seus clientes.

Com o apoio de uma agência, as tarefas e resultados ficam mais alinhadas e fáceis de acompanhar - como veremos na próxima vantagem!

4 - Acompanhe os resultados com mais facilidade

Uma das grandes vantagens do marketing digital em relação ao marketing tradicional (ou offline) é a sua capacidade de mensurar e acompanhar os resultados e indicadores em cada ação realizada.

Assim, os investimentos se tornam mais assertivos, permitindo realizar testes e ajustes no orçamento, além de poder focar no que mais gerar retorno.

Ao contratar uma agência de marketing online essa vantagem vem junto para a sua empresa

Geralmente a empresa contratada enviará relatórios com as principais métricas de resultados para o seu negócio, que são definidas e alinhadas no escopo do contrato, bem como os próximos passos e objetivos.

Assim, você poderá acompanhar as KPI’s - (indicadores chaves de performance) - em relatórios periódicos, garantindo que o seu negócio e a agência estejam alinhados sobre os resultados esperados/alcançados, além de permitir ajustes na estratégia. 

5 - Tenha acesso à ferramentas e práticas inovadoras

Como já citamos mais acima, além do investimento com especialistas, para se montar uma equipe interna de marketing digital, também é necessário investir em ferramentas e plataformas inovadoras - que nem sempre são baratas.

Como contam com outros clientes em sua rotina, as agências têm a vantagem de conseguir diluir os custos dessas ferramentas e tecnologias, oferecendo tais benefícios aos contratantes por um custo muito mais acessível.

Assim, além dos profissionais especializados, seu negócio pode contar com ferramentas que trazem diversos diferenciais na atuação do marketing digital. Vejamos 3 exemplos:

  • CRM - como o RD Station, por exemplo, para a criação de automações, geração e qualificação de leads;
  • Ferramentas de análise - como a SEMRush, que permite acompanhar dados de performance e ainda conferir concorrentes;
  • Gerenciadores para publicação e acompanhamento nas redes sociais.

E tem muito mais, são diversas as plataformas e programas utilizados em uma estratégia completa de marketing digital! 

Isso tudo sem contar que, por estarem já inseridos nesse ecossistema, os profissionais de agências estão sempre antenados às novidades e inovações do cenário, podendo propor novas ferramentas e práticas que sejam do interesse do seu negócio.

6 - Cresça de forma escalável

Ao escolher contratar uma agência de marketing digital, é importante ter a consciência de que não existe uma “fórmula mágica” ou “receita de sucesso” para ter resultados na área.

Por isso, desconfie (para não dizer “fuja”) das propostas prontas e promessas de retornos estratosféricos.

Afinal, para ter crescimento um bom trabalho de Marketing Digital exige planejamento, conhecimento, muitos testes e o monitoramento constante para assim construir uma estratégia eficaz.

Nesse cenário, a grande vantagem do Marketing Digital e de contar com o apoio de uma agência é que é possível começar aos poucos e ir escalando conforme os resultados forem aparecendo.

Com alguns ajustes de escopo de contrato, a agência pode facilmente se adaptar às novas realidades de demandas e aplicações, permitindo o alinhamento com o planejamento e escalabilidade do seu negócio.

Conclusão

Como vimos no texto, são muitas as vantagens de contar com uma Agência de Marketing Digital para impulsionar o crescimento de uma empresa, garantindo resultados nem ter que montar uma estrutura interna para lidar com tantas demandas.

Porém, isso não quer dizer que o seu negócio não terá controle ou acesso sobre os trabalhos realizados pela agência. 

Na verdade, o ideal é justamente o contrário, já que é essencial ter o acompanhamento da empresa sobre os resultados, decisões e atividades realizadas pela agência. Isso porque só assim é possível estar sempre alinhado e ter certeza sobre os caminhos traçados para que os objetivos sejam alcançados.

Por isso, é importante avaliar a reputação e o retorno que a agência de marketing oferece aos seus clientes e parceiros!

Agora que você sabe quais são as principais vantagens de contratar uma agência de Marketing Digital, que tal conhecer melhor os serviços da J&A Digital Marketing? CONFIRA AQUI e saiba como podemos te ajudar a ter mais resultados!

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