Uma das primeiras dúvidas a surgir na cabeça de empreendedores ao começar uma estratégia de marketing é: contratar uma agência de marketing digital ou montar uma equipe interna?
Apesar de muito comum, não existe uma resposta certa para essa pergunta. Afinal, cada caso é único e as particularidades e o momento de cada empresa podem sugerir caminhos diferentes – ou mesmo complementares.
Entretanto, sabemos que você não veio até esse texto para sair sem resposta, não é mesmo? E se tem um ponto que é certo – e imutável – nesse momento é a afirmação: é preciso fazer a escolha com cautela, embasamento e, é claro, estratégia.
Mas então como saber o que analisar para tomar a melhor decisão e começar a divulgar o seu negócio com o Marketing Digital? É com isso que queremos te ajudar nesse artigo!
Vamos elencar 4 pontos fundamentais para analisar antes de escolher entre uma equipe interna ou uma agência de marketing digital. Além disso, você verá ainda as vantagens e desvantagens de investir nas duas opções. Continue a leitura para conferir!
Essa dica é válida para todas as decisões estratégicas de uma empresa. Afinal, o planejamento de um negócio deve sempre estar bem alinhado ao real momento que estão enfrentando.
Se a empresa está começando a se estruturar, não dispõe de um espaço físico muito grande e as estratégias de marketing ainda não são muito claras, a terceirização de uma agência especializada pode ser a solução ideal, oferecendo um melhor custo benefício e trazendo a experiência e conhecimento de mercado que você ainda não possui.
Agora, caso o negócio já tenha uma estrutura e experiência no mercado, e esteja em um momento de amadurecimento e consolidação, uma equipe interna pode ser a melhor opção para ajudar a conduzir as estratégias e processos de marketing.
Em muitos casos, poderá acontecer também de – após essa análise do momento – se identificar que além de contar com uma agência para estratégias mais robustas e específicas, será preciso ter uma equipe interna para lidar com demandas mais pontuais e urgentes. Ou seja, nem sempre as opções são concorrentes.
Agora é a hora de colocar tudo na ponta do lápis e analisar bem os recursos que sua empresa dispõe, que não são apenas financeiros, mas também de estrutura interna.
Ao buscar uma agência de marketing, certamente você receberá alguns orçamentos que podem variar bastante, mas é preciso analisar o que a terceirizada está se comprometendo a entregar para que se tenha o melhor custo benefício.
Além disso, é preciso ter consciência da necessidade de um profissional interno responsável por alinhar as expectativas da empresa e se manter informado de tudo o que a agência está fazendo. Logo, os custos com esse colaborador não podem ficar de fora dos cálculos.
Já ao optar por um equipe interna, é fundamental calcular desde os gastos com recrutamento e seleção de profissionais da área, até o pagamento de salário e benefícios.
Deve se levar em conta ainda a estrutura da empresa para receber essa equipe, analisando pontos como o ambiente físico, os equipamentos e as ferramentas necessárias para atuação no marketing digital, como por exemplo, os computadores e softwares necessários.
Essa é outra dica que serve para guiar as decisões em diversos setores de um negócio. Mapeei as necessidades prioritárias e faça um comparativo de como cada opção – equipe interna ou agência – traria soluções para elas. Vamos aos exemplos.
Se o ponto mais importante para a empresa no momento é tornar a marca conhecida e construir a relevância de um site, uma agência especializada em branding e tráfego pago e orgânico parece ser a escolha ideal.
Já se a necessidade atual é por gerar conteúdos de fundo de funil, que aumentem a conversão de visitantes em um site para conhecer suas soluções, a melhor opção deve exigir profissionais conhecimento profundo do negócio. Ou seja, uma equipe interna.
As ações e práticas de marketing digital nunca param e estão sempre passando por atualização. Por isso, ao se pensar o planejamento de marketing de um negócio é preciso calcular – mesmo que seja uma expectativa – quantas horas de dedicação cada tarefa exigirá.
Com essa análise, é possível identificar, por exemplo, que uma agência não conseguirá cumprir com a expectativa de determinada atividade. Por outro lado, pode ser que se chegue a conclusão que manter uma equipe interna acabará gerando tempo ocioso e, assim, gastos desnecessários.
O cálculo pode indicar os cenários mais diversos, como por exemplo a necessidade de contar com uma terceirizada ou um profissional interno focados apenas em uma tarefa. Por isso, é preciso analisar o que realmente faz sentido e terá maiores chances de trazer os resultados esperados!
Essas dicas já dão uma boa ideia para começar a sua escolha, não é mesmo? Mas para ficar ainda mais claro, vamos então conhecer as vantagens e desvantagens de apostar em cada solução? É só continuar com a gente!
Agora que já vimos que em alguns casos em específico, ter uma equipe interna pode ser uma boa opção, vamos detalhar seu benefícios principais:
Ter uma equipe de marketing digital na empresa traz o principal benefício de contar com profissionais totalmente focados no seu negócio.
Além do maior tempo de dedicação, se comparado à agências, o time interno sempre terá um maior alinhamento com a identidade e cultura da empresa, assim como conhecerá com mais profundidade os pontos fortes e as dificuldades internas.
Atuando no dia a dia da empresa e lidando também com os mais variados departamentos, somente profissionais internos terão total imersão na realidade e nos objetivos do negócio.
É claro que esse ponto também conta com outras variáveis, como a produtividade, os processos e a qualidade da equipe interna. Porém, em regra, ao ter uma equipe interna focada na empresa, as tarefas e atividades são entregues com maior agilidade.
Isso porque se encurta o tempo que gastaria com o alinhamento, passagem da demanda, processo de aprovação e alterações que são comuns ao se trabalhar com agências de marketing.
Essa é outra vantagem que pode variar muito de acordo com a forma de trabalho de uma equipe interna ou mesmo das entregas de uma agência. Afinal, existem opções de terceirização que oferecem maneiras fáceis de acompanhamento das ações e também existem as equipes que são internas e não possuem uma documentação e processos simples para a diretoria.
Entretanto, ainda estamos falando de uma vantagem de ter uma equipe de marketing interna, já que em tese ter os profissionais no dia a dia oferece maior facilidade para o controle de tudo o que está sendo produzido, assim como os resultados gerados.
É possível construir processos de acompanhamento como reuniões e relatórios recorrentes, além de ser mais rápido reunir todos para necessidades mais urgentes.
Mas e as desvantagens de ter uma equipe interna? Vamos ver!
Além do tempo e das dificuldades que os processos de seleção e contratação já impõe na montagem de qualquer equipe, é preciso ter em mente o tempo necessário para treinamento e ambientação dos profissionais.
Mesmo que se opte por trazer especialistas já experientes – o que pode ter custos ainda mais altos -, um tempo de adaptação é necessário para que comecem a surgir os primeiros resultados.
Como já citamos, ter um equipe interna de marketing pode custar caro. Isso porque além de aumentar os gastos com o departamento pessoal, é preciso considerar também as ferramentas e toda a estrutura necessária para o desenvolvimento do trabalho.
Na hora do cálculo, o ideal é considerar também o quanto esses custos devem crescer com o passar o tempo, pois é possível que um erro nessa fase venha a prejudicar a escalabilidade da empresa num futuro próximo.
Ao montar uma equipe interna de marketing também é preciso considerar se sua empresa não está alocando recursos demais em uma área que não é o foco principal do negócio.
Com o tempo, a empresa poderá perceber que a escolha está limitando os recursos financeiros e o tempo que poderiam ser investidos para melhorar o que realmente é o seu core business.
Já vimos os benefícios e os riscos de apostar em uma equipe interna. Agora está na hora de conhecer as vantagens de trazer uma agência especializada para o seu negócio:
Fundamental para quem está começando ou enfrentando um momento de controle de gastos, as agências de marketing digital oferecem um ótimo custo benefício para as empresas.
É claro que é preciso fazer uma certa pesquisa e acertar bem o contrato, mas ao optar por uma agência, você ganha maior poder de negociação e tem melhor controle sobre os custos ao longo do tempo. Escolhendo uma empresa séria e reconhecida, as chances de ter dor de cabeça com a questão financeira diminuem muito.
Apesar da empresa contratante nem sempre ter contato direto com essas pessoas, as agências especializadas em marketing digital contam com profissionais já experientes e focados em determinadas áreas, o que pode ser um tanto quanto difícil – e caro – de se ter internamente.
Isso pode ser fundamental para garantir a aplicação de estratégias já testadas em outras empresas ou mesmo a qualidade das suas entregas. Além disso, esse profissionais precisam estar sempre atualizados com o mercado e podem trazer novas soluções para a empresa.
Outra grande vantagem que uma agência pode trazer é o uso de recursos tecnológicos e de novas ferramentas que seriam muito caras ou complicadas de ter internamente.
Com o surgimento cada vez mais rápido de novidades em softwares e técnicas, ter uma parceira que traga sempre o mais interessante para o seu negócio pode ser um diferencial e tanto!
Parece uma ótima opção, não é mesmo? Quer saber quais as possíveis desvantagens de contratar uma agência de marketing? Então vamos lá!
Não ter profissionais internos lidando com o seu marketing, pode gerar estratégias mais genéricas ou distantes da realidade de uma empresa.
Mas vale ressaltar que existem soluções para contornar essa dificuldade “física” de aproximação. Hoje, muitas agências fazem uma imersão no negócio, conhecendo profundamente os principais objetivos e cenários de uma empresa antes mesmo de montar uma estratégia.
Outra solução é contar com um profissional interno que faça esse relacionamento com a agência, diminuindo essa sensação de distanciamento e atualizando a terceirizada sobre as decisões estratégicas da empresa.
Como já apontamos nas vantagens de ter uma equipe interna, o acompanhamento das ações geralmente é mais complicado quando se contrata uma agência de marketing. É necessário lidar com as dificuldades de agenda, formatos e processos para monitoramento e controle de tudo o que é feito.
Porém, essa também é uma desvantagem que já vem sendo combatida por muitas agências especializadas.
A entrega e compartilhamento de relatórios, reuniões periódicas para monitoramento das entregas, grupos de trabalho online em plataformas de gerenciamento de tarefas são algumas soluções que diminuem esse problema e facilitam o rápido acompanhamento.
Conclusão
Como vimos durante o texto, escolher entre uma Equipe interna ou agência de Marketing Digital na hora de começar suas estratégias não é uma tarefa simples. Porém, alguns passos ajudam muito a devem ser seguidos para garantir a melhor escolha para cada caso.
Também vale ressaltar a importância de se escolher agências comprometidas com seus clientes e com forte atuação no ambiente online, para assim gerar resultados em qualquer que seja o seu negócio. Diz pra gente o que achou desse artigo especial nos comentários, ok?
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