20 abr

Por que fazer Marketing Digital é importante para qualquer empresa?

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Não importa se a sua empresa é grande ou pequena, se está começando ou já tem anos de atuação, se vende pela internet ou não, o marketing digital hoje em dia é fundamental para todos que queriam aumentar seus resultados!

 

A verdade no mercado, porém, ainda é de muitos empreendedores que, ao serem questionados, dizem frases do tipo:

 

“Isso não é para mim”

“Ainda não temos condições de fazer marketing”

Ou pior: “meu sobrinho vai fazer um site para mim e eu faço uns posts no Facebook”.

 

Esse tipo de reação ainda aparece por basicamente dois motivos: desconhecimento das possibilidades que o marketing digital oferece e por achar que é preciso investir verdadeiras fortunas do seu orçamento.

 

Preparamos esse artigo justamente para desmistificar tudo isso e mostrar que fazer Marketing Digital é importante para qualquer empresa atualmente.

 

Vamos apontar ainda as vantagens de ter uma estratégia no ambiente online. Continue conosco!

 

 

Toda empresa deveria fazer Marketing Digital?

 

Por mais que o seu negócio não venda pela internet ou mesmo não possua um site ainda (como assim?), os seus clientes, com certeza, estão no ambiente online. Afinal, quem não está?

 

Para se ter uma ideia, só no Brasil são mais de 120 milhões de pessoas com mais de 10 anos utilizando a internet todos os dias!

 

Além disso, o hábito de consumo desse público também mudou, dando cada vez mais importância para a interação com o digital. Por exemplo, hoje já é rotineiro quando queremos conhecer um novo restaurante, fazermos uma pesquisa para consultar avaliações de clientes, ver a média de preço, olhar o cardápio ou mesmo para traçar o melhor caminho até lá.

 

Independentemente da área de atuação, as pessoas vão interagir, pesquisar ou se informar sobre o seu segmento, produto ou serviço, quer você esteja no online ou não. Se não acharem a sua empresa, vão achar um concorrente. Então porque não aproveitar esse imenso mercado?

 

Bom, é aí que costuma aparecer um outro mito sobre o marketing digital: “é muito caro”.

 

 

Fazer Marketing Digital é caro?

 

Não é uma verdade absoluta. Isso porque o marketing digital reúne diversas possibilidades e tipos de estratégias para achar e atrair potenciais clientes para o seu negócio, sendo algumas bastante baratas e outras que vão exigir um investimento inicial.

 

É possível começar uma estratégia com investimentos baixos, como na otimização para SEO de um site com o objetivo de trazer mais visitantes de forma orgânica ou no envio de um bom e-mail marketing para a sua base de clientes, por exemplo.

 

Além disso, até mesmo em estratégias mais diretas, como em anúncios, é possível começar investindo moderadamente e com os resultados ir aumentando aos poucos.

 

Sem contar que com o Marketing Digital você pode mensurar e acompanhar resultados de forma quase que imediata, permitindo que você tenha mais controle do seu orçamento e não fique perdendo dinheiro.

 

Ou seja, o marketing digital pode ser bem democrático e separando um pouquinho do orçamento para divulgação, já é possível começar. E olha que essa é apenas uma das vantagens de fazer em qualquer empresa. Vamos ver mais!

 

Vantagens do Marketing Digital para toda empresa

 

Nós já citamos algumas vantagens de apostar na estratégia online para divulgar qualquer que seja a sua empresa, como a possibilidade de começar com pouco investimento e de poder aproveitar um público imenso que utiliza o ambiente digital todos os dias.

 

Mas não é só isso. Veja outras vantagens do Marketing Digital que servem para qualquer empresa:

 

  • Seja encontrado pelo seu público

 

Todos os dias são feitas mais de 3,5 bilhões de pesquisas no Google. Imagine a quantidade de pessoas que poderiam estar conhecendo o seu negócio.

 

Com estratégias de marketing digital, como a construção de um bom SEO para seu site ou e anúncios para pesquisas, você consegue aparecer para quem tem interesse e pesquisa pelo seu produto, serviço ou mesmo área de atuação.

 

Quer um exemplo que essa vantagem é para qualquer negócio?

 

Vamos supor que você tenha um Pet-Shop que oferece o serviço de banho para gatos e atenda 5 bairros de São Paulo.

 

Possíveis novos clientes até podem passar algumas vezes pela loja e anotarem o contato, mas o alcance é infinitamente maior quando você aparecer para todo mundo da região que pesquisar na internet por “Pet-Shop com banho em gato”.

 

 

  • Invista com mais segurança e assertividade na sua divulgação;

 

Já citamos que o marketing digital se diferencia por permitir o maior controle de ações e acompanhamento dos resultados. Com as ferramentas e aplicações certas, você saberá qual foi o retorno de tudo o que você investir.

Além disso, cada vez mais as estratégias e ações no meio digital são baseadas em inteligência de dados. Com isso, e práticas como as de Inbound Marketing, é possível enviar exatamente a mensagem certa ao cliente certo, e na hora certa.

 

Ou seja, no marketing digital os investimentos que fizer na divulgação do seu negócio têm muito mais chances de alcançar o público ideal e, com isso, trazer maior assertividade nos resultados. Em português claro, você não dá tiro no escuro.

 

Nem precisa de exemplo, né? Afinal, nenhum empresário gosta de perder dinheiro.

 

Sabendo qual é o retorno do seu investimento e que você estará falando com quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço, qualquer empresa poderá - e deverá - fazer sua divulgação, não acha?

 

  • Interaja e aumente os resultados com o seu público

 

Outra grande vantagem do marketing digital é que esse ambiente permite interagir com o seu público e entender o que eles precisam.

 

Além de facilitar a comunicação entre empresa e cliente, os feedbacks ocorrem de forma dinâmica e rápida. Estratégias como o uso de redes sociais e e-mail marketing ajudam a aproximar o seu público e permitem acompanhar resultados em tempo real.

 

Exemplo?

 

Imagine quantas pizzarias não existem em cidade grande do Brasil. Um empresário do ramo notou que para se diferenciar - além da qualidade - uma boa maneira de se destacar seria conquistar a atenção de novos clientes nas redes sociais.

 

Com posts bem-humorados e divulgações como cardápio, ofertas do dia e lançamentos, a pizzaria chamou a atenção e ganhou um novo canal de atendimento. Uma estratégia simples e que trouxe resultados.

 

  • Marketing Digital dá resultados

 

A maior vantagem que comprova que o marketing digital é importante para toda empresa é que ele dá resultados.

 

E casos de sucesso não faltam no mercado para provar que esses resultados dependem muito mais de planejamento e criatividade do que necessariamente de dinheiro e tamanho da empresa.

 

Negócios de diferente setores e portes vêm investindo cada vez mais em estratégias de marketing e construção de marca no ambiente digital. Afinal, a tecnologia está presente como nunca na vida das pessoas e estar presente no cenário online é fundamental.

 

O marketing digital bem aplicado é aquele que não só vai colocar a sua empresa no cenário digital, como também vai inserir a sua marca na vida das pessoas que são ou podem ser seus clientes, gerando assim ainda mais resultados - sejam diretos e rápidos ou indiretos e a longo prazo.

 

Quais os riscos de não fazer Marketing Digital?

 

Além das vantagens que essas estratégias trazem para qualquer negócio, também existem alguns riscos que você está correndo de não se preocupar com elas.

 

Podemos citar alguns riscos principais:

 

  • Perder clientes para concorrência

Lembra do exemplo do pet-shop? Se o usuário não encontra a sua loja, com

certeza, ele irá na outra opção. Já pensou quantos clientes não poderiam ter visto a sua?

 

  • Perder dinheiro

Sem perceber, você pode estar investindo em algumas divulgações que não estão trazendo o resultado ideal. Talvez com o marketing digital o retorno seja maior, mas com certeza será mais assertivo.

 

  • Perder relevância entre os clientes

Um cliente antigo que tenha perdido o contato do seu negócio, muito provavelmente vai buscá-lo na internet. Se você não está se relacionando com ele, corre o risco de não ser lembrado.

 

 

E aí, agora que você já sabe dos riscos e vantagens, tá esperando o que para investir na sua empresa com marketing digital?

 

Deixe suas dúvidas nos comentários que vamos te ajudar a começar com tudo!

 

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