26 jan

Por que ter um planejamento estratégico de marketing na sua empresa?

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Você sabia que elaborar um planejamento estratégico de marketing é o caminho mais inteligente e eficiente para obter sucesso na geração de leads qualificados, conexão, relacionamento e vendas?

Segundo um levantamento da CD Insights, mais de 42% das empresas vão à falência porque não satisfazem as reais necessidades do seu mercado1. Isso é consequência da falta de um planejamento estratégico. 

Certamente, você não quer fazer parte desses números, não é? Por isso, entenda aqui, o que é esse recurso, qual sua importância e quais os principais fatores para elaborar o seu planejamento estratégico. Confira!

O que é planejamento estratégico de marketing?

O planejamento estratégico de marketing é uma ferramenta de gestão que serve para ajudar a empresa a criar e implementar ações de marketing que contribuam para gerar demanda para seus produtos ou serviços.

Com ele, a empresa se mantém competitiva em seu mercado de atuação. Isso porque o plano aponta as melhores ações para atingir seus objetivos de marketing digital e convencional, durante determinado período.

Assim, ele funciona como uma espécie de manual de instruções para ser usado todos os dias e revisto de tempos em tempos. Inclusive, ele também contribui na tomada de decisões de recursos financeiros e humanos. Portanto, jamais o faça para deixar guardado na gaveta. 

Qual a importância de um planejamento estratégico de marketing para empresas?

Na prática, essa ferramenta é quem garante o crescimento da empresa. Por isso, ele é essencial no funcionamento do negócio. Todo empreendedor sabe que sem planos não consegue apontar uma direção para sua equipe, não é?

Do mesmo modo ocorre com o planejamento estratégico de marketing. Não tem como deixá-lo de lado. Afinal, ele servirá como um manual para sua empresa conquistar melhores resultados, seja nas ações de marketing, no crescimento da marca ou ainda no relacionamento com os clientes. 

Contudo, os resultados só serão alcançados quando a empresa realizar cada etapa descrita no planejamento. Ao estruturar todos os processos e aplicar os recursos nos lugares certos, você poderá calcular o retorno sobre um investimento, por exemplo.

Além disso, o planejamento funciona como um guia para direcionar sua equipe, fazendo com que time se torne mais organizado e eficiente, já que todos sabem em que momento se encontram e o que devem fazer para o negócio crescer.

O que levar em consideração na hora de criar um planejamento estratégico de marketing?

Para elaborar seu planejamento estratégico de marketing existem alguns fatores importantes. A seguir, entenda com mais detalhes  quais são eles.

Público

Toda empresa que deseja elaborar seu planejamento estratégico de marketing precisa identificar seu público-alvo. Isto é, seu perfil ideal de cliente. Afinal, quem são as pessoas que compram seu produto ou serviço?

Apesar de muitas empresas acreditarem que sabem quem são seus consumidores, na prática, poucas realmente conseguem defini-lo. Para descrever seu público pense em pessoas que possuem interesses, necessidades ou características em comum.

Ou seja, reflita sobre algumas características sobre seu consumidor como sua idade, sexo, étnia, localização geográfica, renda e status socioeconômico. Vá além e identifique suas crenças, valores, hábitos de compras, preferências de marcas e quais mídias usam.

Após coletar todos os dados, reúna-os em padrões mais comuns e descreva-os como seu perfil de cliente ideal.

Desta forma, ficará mais fácil pensar nas estratégias e direcioná-las de maneira mais assertiva para seu negócio.

Posicionamento

O posicionamento de marketing se refere a qual posição a empresa deseja alcançar em comparação aos concorrentes. Isto é, a partir dos dados do seu público, você decide de que maneira gostaria de se posicionar para ter melhores resultados com seu negócio.

Para exemplificar, vejamos algumas metas de posicionamento em relação a sua persona:

“Quero que minha empresa seja referência em conteúdo gratuito para dermatologistas de grande porte”

Sendo assim, você deverá produzir conteúdos para os canais onde os dermatologistas de grande porte podem ser encontrados. Por isso, nesta etapa você precisa definir quais canais deverá estar presente e como fazer para inovar em cada um deles:

  • Lojas físicas ou virtuais?
  • Sites?
  • E-mail marketing?
  • Mídia paga ou patrocínio e presença em eventos?
  • Tv, rádio, jornais ou revistas?
  • Redes sociais?

Atualmente, existe uma variedade de canais possíveis para seu negócio crescer. Para isso, estude bem qual o mais interesse e adequado para seus objetivos.

Mercado

Outro passo importante se trata de analisar o mercado de seu setor. Isto é, você precisa conhecer como seu concorrente está atuando e identificar os diferenciais do seu negócio.

Para isso, pesquisa os canais que os concorrentes se encontram, suas campanhas de marketing, suas estratégias de conteúdos, entre outros fatores.

Ao estudar essas questões, você verá como poderá otimizar suas ações de marketing.

A nossa dica é usar uma ferramenta para isso, como a análise swot. Com ela, você poderá avaliar os pontos fracos e fortes da sua empresa e as ameaças e oportunidades do seu negócio. 

Por exemplo, se sua empresa não investe em marketing digital, este é um dos pontos fracos do seu negócio. 

Metas

Todo planejamento estratégico de marketing precisa ter metas bem estabelecidas. Em geral, esses objetivos são traçados com prazos trimestrais, anuais ou mensais.

Então, primeiro defina um prazo e depois estipule metas realistas. Para isso, pense:

  • O que minha empresa quer alcançar neste período?
  • Como conseguir mais leads?
  • Quais as oportunidades de vendas?
  • Como aumentar o tráfego do meu site?
  • Como melhorar a conversão dos visitantes?

Assim, ficará mais fácil definir suas metas, já que elas deverão ser palpáveis como: aumento de 10% ao mês de tráfego orgânico, geração de 80 leads por mês ou entrega de 20 oportunidades para o time de vendas, por exemplo.

Como colocar o plano de marketing em prática?

De fato, de nada adianta elaborar um planejamento estratégico de marketing e não colocá-lo em prática. Para te ajudar, crie um cronograma para cada etapa. Nele, você deve destrinchar todas as ações, como:

  • Atividades que precisam ser desempenhadas;
  • prazo de execução de cada atividade;
  • como elas devem ser feitas;
  • quem serão os responsáveis por cada tarefa;
  • verba disponível para cada etapa.

Vale ressaltar que os documentos do planejamento estratégico de marketing, assim como o cronograma, precisam ser claros e devem estar disponíveis para todos os envolvidos. 

Com isso, sua empresa irá otimizar seus resultados rapidamente. Agora, se você quer ajuda para elaborar seu planejamento de maneira eficiente e assertiva, fale conosco! Estamos prontos para te auxiliar a traçar o caminho do sucesso para seu negócio!

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