1 jul

O que é uma agência de marketing digital, quais seus serviços e como escolher

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Se você está colhendo poucos resultados na estratégia online por falta de tempo, talvez esteja na hora de contratar uma agência de marketing digital. Essa solução vai aliviar sua responsabilidade por uma área tão delicada, colocando-a na mão de profissionais especializados.

Mas é comum ficar confuso nesta etapa. Então, preparamos este artigo para você entender o que está em volta do universo do marketing digital e, assim, saber como acertar na escolha da agência de marketing digital. Vamos lá?

O que é marketing digital

Marketing Digital é o conjunto de estratégias de propagação de mensagens utilizando canais digitais. Trata-se de uma subdivisão do Marketing, que busca divulgar produtos e serviços de uma empresa.

Em essência, portanto, o marketing digital é uma ferramenta do marketing que traz grandes vantagens se for bem utilizada. Toda publicidade deve ser feita em lugares onde há público, certo? Alguma dúvida do potencial do marketing digital considerando as redes sociais e a expansão da internet?

Dizemos que ele é uma subdivisão do marketing porque apesar de possuir grande autonomia e lançar campanhas 100% online, o marketing digital reflete um posicionamento e uma estratégia traçados pelo departamento de marketing “geral” de uma organização.

O que faz uma agência de marketing digital

Dada a complexidade da comunicação na internet, uma agência de marketing digital estuda e cria estratégias de publicidade online para seus clientes. A expertise em redes sociais, funis de vendas, leads e, claro, vendas online é o principal motivo de contratar uma agência de marketing digital.

O corpo diretor de qualquer empresa é responsável por direcioná-la ao crescimento. Para isso, busca aperfeiçoar o produto, explorar novos mercados, definir metas, etc. Então, com produtos prontos e OKRs definidas, começa o trabalho de mensuração e ajustes, que consomem toda a rotina durante o período de vigência do projeto.

Toda a demanda digital não seria bem sucedida se destinada a esses mesmos profissionais, principalmente porque marketing digital é complexo. Por isso, eles agregam uma ou mais agências especializadas para que a publicidade online da empresa seja bem executada.

Da mesma forma que teorias e práticas administrativas são assuntos dominados pelos diretores, conceitos e ações de marketing são o ponto forte das agências de marketing digital. A combinação dessas duas frentes forma uma excelente parceria por bons resultados.

Tipos de agências de marketing digital

Reforçando o que dissemos sobre a complexidade do marketing digital, nem todas as agências são full service, ou seja, que prestam serviços em todas as frentes da área. Por isso não é raro contar com duas ou mais agências, cada uma com especializações diferentes.

O marketing digital é tão importante neste mundo hiperconectado que trabalha com altas cifras. Colocar tal orçamento sob a responsabilidade de uma agência que pode não dar conta de atender às expectativas é arriscado. Por isso, existem agências especializadas em vários ramos.

A seguir, confira os 7 principais tipos de agências de marketing digital:

Agência de Inbound Marketing

Inbound Marketing consiste em atrair o público-alvo naturalmente para os canais de vendas da empresa. Apesar de não ser algo exclusivo do marketing digital, funciona muito bem nele.

O retorno sobre o investimento é promissor, mas vem no médio ao longo prazo. Justamente por isso é que é interessante contratar uma agência de marketing digital especializada para trabalhar o Inbound Marketing, uma vez que longos períodos sem retorno financeiro podem comprometer a saúde de pequenas e médias empresas.

Agência de Marketing de Conteúdo

Inserido nas estratégias de Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo busca atrair a persona por meio de conteúdos relevantes, como blogposts, infográficos, e-books, relatórios e demais materiais que ajudem o público a resolver um problema.

É preciso um excelente conhecimento sobre o que ICP (Ideal Customer Profile — Perfil do Cliente Ideal) pesquisa na internet referente ao nicho da empresa, o que nos traz, novamente, à questão de contar com uma agência especializada.

A partir de uma boa análise de pesquisa de palavras-chave, define-se não só os assuntos a abordar como também o formato do conteúdo.

Agência de SEO

Search Engine Optimization é um universo à parte. Ele depende de muitos fatores combinados para gerar bons resultados de ranqueamento e, consequentemente, tráfego orgânico.

Não basta fazer configurações baseadas no achismo. É preciso que um profissional de SEO trabalhe continuamente no projeto de um site observando os relatórios e aplicando alterações. Quanto mais capacitada for essa mão de obra, mais rapidamente os resultados chegarão.

Agência de lançamentos

Voltadas especialmente para lançamentos de infoprodutos, esse tipo de agência domina a Fórmula de Lançamento, inclusive seus canais paralelos que necessitam atenção (como atendimento e suporte). Porém, também existem subnichos aqui.

Apesar da palavra “lançamento” remeter a infoprodutos no contexto de marketing digital, há muito mercado no uso da internet para lançamentos de produtos físicos. Então, também existem agências de marketing digital especializadas nesse tipo de estratégia.

Agência de design

O Design faz parte da estratégia. Cores, tipografia e elementos devem reproduzir o branding da marca com exatidão. Por isso, a elaboração de uma identidade visual e a criação de layouts alinhados exige a contratação de uma agência de design.

Claro que é perfeitamente possível abrir o Canva e fazer tudo sozinho. Porém, a ferramenta não tem vida própria e requer mão de obra especializada. Deixar toda a parte visual (e gráfica) nas mãos das agências especializadas resultará em melhores performances e lhe permitirá focar em outras tarefas.

Agência de Social Media

Cultivar um bom relacionamento com o público-alvo é um trabalho constante. Porém, uma vez estabelecido, deve haver uma manutenção ainda mais cuidadosa. Shakespeare disse que “leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la” e Warren Buffett parafraseou muito bem: “São necessários 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la”. Então tem algo verdadeiro neste pensamento.

Uma agência especializada em social media vai elaborar todas as peças de conteúdo para redes sociais e ainda responderá comentários e interagirá com os seguidores e clientes. É preciso muito cuidado para não escolher uma palavra errada e gerar uma crise.

Agência de tráfego pago

Obter resultados com tráfego pago não é loteria, é metodologia. Nem todos estão dispostos a aprender e se aprofundar, porque além de requerer um maçante aprendizado técnico, a área passa por muitas mudanças imprevisíveis.

Quem não se atualiza, fica para trás (literalmente “desaprende” a trabalhar). Ou seja, só gera resultados quem, realmente, presta serviços de tráfego pago. Dito isso, é melhor contratar uma agência de tráfego pago em vez de fazer um intensivão de 6 meses e nunca mais se atualizar.

Como escolher a melhor agência de marketing digital

O melhor caminho para escolher uma agência de marketing digital e não se arrepender depois é procurar por aquelas que passam autoridade. Observe os cases de sucesso, o nicho dos clientes (quanto mais próximos do seu, melhor) e os depoimentos de quem contratou.

Porém, um importante critério de desempate são as agências parceiras das plataformas (Google, Facebook, Pareto, etc). A agência J&A Marketing, por exemplo, atua em:

… e possui selos de parceria das principais ferramentas de cada área, como as já citadas Google, Facebook e Pareto, mas também RD Station, Zenvia e outros. Clique nos links acima para conhecer melhor as soluções ou aqui para entrar em contato.

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