17 out

O que é posicionamento digital e como construir o seu

Nenhum comentário

Pense em uma marca ou um negócio de sucesso. Pensou? Bem, independente de qual tenha sido essa marca, sabemos que o seu posicionamento digital ajudou nesse exercício.

Você pode ter pensado numa imagem, uma sensação ou até mesmo um sentimento. E parece até estranho, não é mesmo? Sentimentos ao lembrar de uma empresa…

Mas é isso, esse é o poder de uma marca ou empresa bem posicionada no mundo digital.

Quer saber tudo sobre como isso acontece e qual a sua importância? Continue a leitura, pois, no artigo de hoje, trouxemos informações essenciais sobre posicionamento digital e como isso pode te ajudar a conseguir mais clientes.

O que é posicionamento digital

Posicionamento digital é o conjunto de ações de uma marca no espaço digital — site, blog, redes sociais e newsletter, por exemplo. Essas ações precisam ser planejadas, bem distribuídas e coerentes com o público-alvo, para que ele sinta mais verdade em sua marca, o que pode fortalecer os laços e até atrair novos clientes.

Imagine que, hoje, você conheceu uma pessoa e ela se apresentou a você. Ela se chama Maria, é advogada, tem 35 anos de idade e 10 de carreira. Pronto, ela se posicionou e ocupou um espaço em sua mente.

Agora, quando alguém lhe perguntar sobre uma advogada experiente, você lembrará da Maria. Esse exemplo ilustra, de forma simples, o que é o posicionamento — lembre-se: é o espaço que você ocupa na mente das pessoas.

Quando se trata de posicionamento digital, a definição é quase a mesma. A diferença é que, aqui, esse espaço na mente das pessoas será ocupado por uma marca ou empresa — e tal feito terá sido obtido com estratégias digitais.

Trata-se da forma como as pessoas veem o seu negócio.

Lembra do nosso exercício no início do artigo? Pois bem! A imagem que lhe veio à mente ao lembrar de determinada marca foi construída através do seu posicionamento.

O digital, portanto, é uma ferramenta poderosa para difundir tal posicionamento.

Como construir um posicionamento digital

Sabemos que hoje, é cada vez mais difícil prender a atenção das pessoas na internet. E é justamente isso que torna o posicionamento digital tão importante para um negócio, pois, uma vez estabelecido, ele sempre estará presente com seu público.

Isso significa que, para uma empresa ocupar esse lugar tão especial na mente do seu consumidor, precisará de uma comunicação certeira e funcional — e o que é a comunicação, senão um diálogo entre pessoas?

Por isso, ao construir sua estratégia de marketing de conteúdo, e as ações do ambiente digital da sua empresa, pense sempre na sua audiência e como você quer construir essa relação com ela.

Conheça bem o seu público

Bom, se você quer estabelecer uma boa relação entre a sua marca e o seu público, o mínimo a se fazer é tomar conhecimento de quem são, de fato, essas pessoas, certo? Para isso, você precisa responder algumas perguntas:

  • Quem é meu público?
  • Que tipo de conteúdo ele consome?
  • Qual formato ele mais consome?
  • Quais são seus hábitos digitais?
  • Quais são seus medos e suas dores?

Por meio das respostas obtidas, você pode, inclusive, montar sua persona — a famosa representação fictícia do cliente ideal para o seu negócio.

Uma vez construída, ela será fundamental no processo para estabelecer seu posicionamento digital. Inclusive, no próximo passo desse tutorial.

Defina um tom de voz

Agora que você já conhece seu público e construiu sua persona, pense na personalidade que sua empresa irá expressar através dos seus canais de comunicação — a forma de conversar e se conectar com seu público.

Afinal, esses fatores fazem parte da construção do tom de voz da sua marca.

Importância de criar um tom de voz para sua empresa

Lembra de quando usamos como o exemplo o momento em que você conhece alguém e ela ocupa um espaço em sua mente?

Então, saiba que, para uma marca, ter um tom de voz é tão importante quanto uma pessoa ter sua própria personalidade.

Imagine que você conhece alguém que se apresenta como “uma pessoa que gosta de ver vídeos nas redes sociais, comer e dormir”… Um pouco sem personalidade, não acha? Você dificilmente se lembrará dessa pessoa.

Porém, da Maria, advogada com 10 anos de carreira, você com certeza lembrará.

A mesma lógica funciona para o tom de voz da sua marca. Ou seja, o seu público não irá criar laços com uma empresa que se comunica da mesma forma que tantas outras e não se diferencia.

Pense que, esse laço, quando bem construído, chega até gerar afeto no seu público.

Por isso é tão importante que sua empresa tenha uma comunicação única com o consumidor. Aliás, não esqueça que é ela, a sua empresa, quem está falando e comunicando a personalidade e a identidade da marca.

Como criar um tom de voz

Uma das melhores formas para construir e estabelecer esse tom de voz, é criando um questionário sobre o seu negócio. No entanto, você precisa pensar nessas questões e respondê-las como se sua marca fosse uma pessoa:

  • Qual a essência e a personalidade da marca?
  • Ela é divertida?
  • Ela é simpática ou mais séria?
  • Usa gírias? Se sim, quais são?
  • Quais seus valores?

Ao fim do questionário, você terá um direcionamento de como deve ser o tom de voz da sua marca e isso irá guiar o futuro da produção de conteúdo de todos os canais digitais da sua empresa.

Não fuja do tema do seu nicho

Se você já conhece seu público e sabe o que ele faz, provavelmente seu negócio já tem um nicho bem definido. Mesmo assim, muitas pessoas acabam errando nesse ponto. Pois, priorizam as métricas erradas.

Em busca apenas de likes, comentários e interações — pensando estar engajando seu negócio corretamente — gestores acabam fugindo do tema principal do seu nicho e dispersando a comunidade que já vinha sendo formada através do posicionamento digital.

Então, avalie bem se determinado conteúdo faz sentido para seu público e quais os possíveis efeitos negativos que isso pode trazer ao seu progresso.

Não seja um panfleteiro digital

Primeiramente, você sabe que o site e as redes sociais da sua empresa não podem ser uma espécie de panfleto digital, certo? Isso já não funciona há muito tempo.

Segundo, precisamos concordar que isso não é nem um pouco atrativo, sequer bonito. E, na verdade, nunca funcionou.

Você precisa, sim, mostrar seu produto e vendê-lo. Porém, somente fotos do seu produto não vão gerar o sentimento de identidade que estamos falando ao longo deste artigo.

É preciso um equilíbrio na hora de produzir conteúdo e a técnica de pareto1 pode ajudar na hora de decidir como será realizada essa distribuição.

Construa o posicionamento digital da sua marca

Agora que você já sabe o que é posicionamento digital e sua importância, está na hora de começar a construí-lo e conseguir mais clientes.

A J&A Marketing é um agência especialista em estratégias digitais, gerando resultados de valor para o seu negócio. Aqui, nós planejamos estrategicamente a produção do seu conteúdo para estabelecer o posicionamento da sua marca.

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

Deixe um comentário

Não perca as novidades do mundo do marketing digital

Inscreva-se

    Somos uma agência de marketing digital especializada em unir criatividade, empatia e inovação para transformar sonhos em realidade, ou melhor, em resultados!