6 maio

Como fazer um blog de sucesso: passo a passo

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Saiba quais são os passos necessários para criar seu blog e obter ótimos resultados

Criar um blog é uma tarefa que exige bastante dedicação e conhecimento. Quando bem elaborada, essa página na internet pode trazer resultados bastante satisfatórios para os negócios de uma empresa. Afinal, ela será a porta de entrada para grande parte do público e poderá trazer o êxito que o empreendedor tanto busca.

Com o crescimento do marketing digital, o conteúdo tornou-se uma ferramenta estratégica dentro do mercado. Dessa forma, saber como fazer um blog de sucesso é fundamental. Esse recurso é capaz de ajudar a empresa a ganhar autoridade, aparecer nas ferramentas de busca e educar seu público. Além disso, o blog auxilia no processo de venda, mantendo o cliente em potencial em constante contato com a empresa.

Se você deseja aprender mais sobre o assunto e alcançar resultados incríveis por meio dessa ferramenta, confira agora mesmo as orientações que preparamos neste artigo. Boa leitura!

 

1. Estabeleça os objetivos do seu blog

Assim como em qualquer outro projeto, o planejamento é muito importante. Sendo assim, a primeira etapa para quem busca construir um blog bem-sucedido é a definição das metas e dos objetivos. É preciso entender quais os motivos pelos quais você deseja ter um blog. Isso é essencial para nortear toda a sua estratégia e garantir resultados alinhados com suas expectativas.

Existem diversas razões para se apostar em um blog e, a seguir, mencionamos algumas das principais.

 

Gerar autoridade

A criação de um blog contribui muito para que sua empresa ganhe mais autoridade no mercado, promovendo seu domínio em determinados assuntos e levando a novas oportunidades de negócio.

 

Aumentar as vendas

Além de contribuir para elevar a sua autoridade, uma página na internet ajuda a melhorar as suas vendas. Isso porque os leitores fidelizados passam a comprar qualquer um dos produtos oferecidos por você.

 

Ser encontrado

Outra vantagem trazida pelos blogs é a possibilidade do seu negócio ser encontrado mais facilmente na internet, pois seus conteúdos aumentarão sua visibilidade. Sendo assim, essa pode ser uma das razões para você apostar nessa ferramenta.

 

Educar o público

Outro motivo que podemos citar é a utilização do blog para que você consiga educar seu público. Ou seja, oferecendo informações relevantes e de acordo com as necessidades dos leitores, você os ajudará a compreender determinados assuntos e terem suas dúvidas sanadas.

 

2. Defina as suas personas

Com os objetivos bem definidos, o próximo passo é a definição da buyer persona. Deve-se entender quem se quer atrair com o blog para, então, adotar estratégias corretas. É preciso compreender que esse conceito é diferente de público alvo, que é muito genérico.

As personas representam personagens semi fictícios de clientes ideais. São as pessoas para as quais você deve falar ao planejar e produzir seus conteúdos. Sendo assim, é preciso entendê-las muito bem, conhecendo seus costumes, hábitos, vontades e, principalmente, as necessidades.

Quando uma empresa tem uma persona bem definida e dedica-se a elaborar conteúdos focados, as chances de conversão são muito maiores. Pois você saberá escolher os temas certos e as melhores palavras-chave, além de ter um objetivo voltado para seu público. 

 

3. Selecione a plataforma

Escolher a plataforma para criar seu blog é uma tarefa que merece dedicação, pois é necessário optar pela que melhor atenda às suas necessidades e não acabe gerando problemas futuros. Entre as principais plataformas temos: Blogger, WordPress, Tumbler, entre outras. Há, inclusive, plataformas híbridas — como Linkedin Pulse e Medium —, em que é possível criar e divulgar diversos tipos de conteúdo. 

A mais utilizada, e mais indicada quando se pensa na escalabilidade, é o WordPress. As suas vantagens são muitas, como possibilidade de customização e de agregar aplicativos, facilidade de uso, responsividade e um ótimo suporte. Dessa maneira, você consegue oferecer uma melhor experiência de navegação, entre muitos outros benefícios.

Além de todas essas vantagens, o WordPress apresenta uma instalação bem simples, sendo necessário apenas um servidor web com suporte PHP e banco de dados MySQL. Não é à toa que essa é a plataforma utilizada por 28% de todos os sites da internet.

 

4. Defina seu domínio

Agora você precisa decidir o domínio que utilizará em seu projeto, ou seja, o nome pelo qual seu blog será encontrado, podendo ter diferentes extensões, como “.com”, “.com.br”, “.net”, “.org”, “.info”, entre outras, que serão definidas, por exemplo, conforme o país e tipo de site. Isso é importante para que seja atraído o tráfego certo.

Após definir a extensão, deve-se escolher o nome que vai no endereço do blog. Geralmente as empresas usam seu próprio nome ou, então, algo que represente sua marca, que lembre seu produto ou serviço. É importante pensar em um nome que transmita confiança, soe bem e comunique-se com facilidade. 

Para fazer o registro você deve procurar uma empresa autorizada, uma registradora de domínio, verificar a disponibilidade do nome, pesquisar se já não está sendo utilizado em outros canais, como em redes sociais e verificar a história desse domínio em site próprio para isso. 

 

5. Escolha a hospedagem

Com o domínio definido, é necessário escolher a hospedagem da sua página. Conhecer sobre essa estrutura é muito importante para você que deseja saber como fazer um blog de sucesso. Pois manter seu blog em um serviço de qualidade ajudará a garantir o acesso e permanência do público. 

É possível encontrar diversas empresas de hospedagem para seu blog, no entanto, você precisa avaliar aspectos importantes que poderão fazer uma grande diferença no futuro, principalmente se a sua página se tornar muito acessada.

Dessa maneira, o primeiro ponto a ser observado é a quantidade e qualidade dos recursos oferecidos, como espaço no disco do servidor, contas de e-mail que podem ser criadas, entre outros. Verifique, também, o suporte oferecido, o tipo de painel de controle, facilidade de instalação do WordPress e o preço, levando em conta não somente o valor, mas sim o custo-benefício.

 

6. Tenha uma identidade

Não adianta você investir muito em recursos técnicos e deixar de lado o visual do seu blog, de forma que os visitantes não sejam atraídos ou não reconheçam a sua marca. Portanto, é bastante interessante que se invista em uma identidade bem elaborada, levando em consideração os valores e objetivos do seu negócio.

Sendo assim, além de escolher muito bem o nome, defina sua linguagem, tipos de postagens e design. Tudo deve ser pensado para que sua empresa e sua estratégia de marketing digital sejam únicos e consigam se destacar no mercado. 

É muito importante que você faça a customização da sua página, escolhendo o melhor tema, fontes e disposição dos elementos. Além disso, ela precisa ser rápida, responsiva e não pode ser confusa, mas deve fazer com que o leitor se sinta confortável e tenha vontade de permanecer por todo o tempo necessário.

 

7. Invista no planejamento de conteúdo

Agora que todas as questões relacionadas à estrutura do blog já estão em conformidade, é hora de começar a focar na estratégia de conteúdo. Afinal, ele é a parte mais importante para se ter um blog de sucesso, uma vez que a criação de artigos de forma aleatória será um esforço em vão, pois não ajudará a atrair leitores.

Então, para que seu planejamento seja focado na sua persona, comece fazendo uma avaliação de mercado. Entenda muito bem quais são os conteúdos que seu público mais tem interesse e crie uma lista de palavras-chave, tomando como base as que são mais buscadas por ele. Em seguida, verifique quais são relevantes para seu blog e com concorrência adequada para seu blog.

Depois disso, devem ser pensados os tipos de conteúdo a serem criados — artigos de 500, 1000, 2000 palavras, infográficos, ebooks, imagens, vídeos, entre outros. Você precisará definir, conforme seus objetivos e necessidades, o que será mais estratégico e, em seguida,  elaborar seu calendário editorial. 

8. Crie conteúdos relevantes

Para que seus conteúdos sejam interessantes e atraiam a atenção do seu público, você precisa observar vários fatores. Seu material precisa ser útil e deve responder, de maneira mais simples e direta possível, as dúvidas da pessoa. Cada detalhe precisa ser muito bem estruturado para garantir bons resultados.

Sendo assim, sempre verifique se:

  • seus títulos estão atrativos e intrigantes aos olhos da persona;
  • a estrutura do conteúdo está adequada e proporcionando boa leitura;
  • as imagens são interessantes para o público;
  • a introdução faz com que a pessoa continue a leitura;
  • o conteúdo foi desenvolvido em tópicos;
  • o desenvolvimento está coerente e fácil de compreender.
  • há uma conclusão para as ideias apresentadas.

 

9. Utilize técnicas de SEO

Quem tem o objetivo de aprender como fazer um blog de sucesso precisa, sem dúvidas, entender a importância do SEO. Os conteúdos do seu blog precisam ser agradáveis para sua persona mas, também, devem ser otimizados para os mecanismos de busca, para isso, o SEO, ou Search Engine Optimization, é fundamental.

Isso serve para que seu blog fique bem posicionado nas páginas de pesquisa, ganhe visibilidade e conquiste o destaque que tanto almeja. Há diversos fatores que influenciam no resultado, portanto, devem ser colocadas em prática estratégias como :

  • utilização adequada de palavra-chave;
  • título SEO;
  • meta descrição;
  • slug;
  • tags;
  • entre outros.

O SEO é o grande diferencial para que uma página se torne relevante e traga ótimos resultados para os negócios. Porém, ele deve estar lado a lado com o conteúdo, de forma que a busca por tornar o texto agradável para os mecanismos de pesquisa não prejudique a experiência dos seus leitores.

 

10. Aposte na divulgação

Após todo o trabalho para garantir bons conteúdos e um blog de qualidade, deve ser feita a divulgação. Essa etapa é essencial para que seus esforços com a produção de conteúdo sejam revertidos em resultados. 

As redes sociais são uma das melhores maneiras de atrair leitores para seu blog, pois, muitas das vezes, é por meio delas que seu leitor tem o primeiro acesso à sua marca. Por isso, sempre que possível, divulgue o link para seu blog ou para algum conteúdo específico. O e-mail marketing também é uma maneira bastante interessante de convidar seus contatos a visitarem seu blog.

São muitas as formas de divulgação — criando anúncios, comentando em outros blogs, investindo na atualização de conteúdos, compartilhando os artigos nas redes sociais, utilizando links internos, apostando em guest posts, entre outras. Mas, para que tudo isso funcione, é necessário um trabalho constante.

 

Entendeu como fazer um blog de sucesso?

Como vimos, para que você alcance seu resultado e tenha uma página relevante, é preciso muita dedicação, pois o trabalho vai muito além da escrita, é preciso ter estratégia e investir corretamente em cada detalhe. Essa ferramenta traz diversos benefícios quando utilizada com planejamento.

Agora que você já sabe o passo a passo de como fazer um blog de sucesso, não esqueça de organizar sua rotina de produção para que seus resultados sejam potencializados. 
Se você tiver o interesse de intensificar ainda mais essa estratégia para garantir mais benefícios para seu negócio, conte com ajuda especializada. A J&A se coloca à disposição para ajudar na sua estratégia. Entre em contato!

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