Começar um negócio, em especial no Brasil, realmente é tarefa para fortes. Não são poucas as decisões, processos para regulamentação, taxas a pagar e planejamentos a serem feitos, que o empreendedor precisa enfrentar para conseguir lançar a sua nova empresa. E quando enfim, está tudo pronto para o lançamento chega a dúvida: como divulgar a minha empresa e encontrar os meus clientes?
Afinal, de nada adianta ter um bom e inovador produto ou serviço se o público não souber da existência dele ou não conhecer seus diferenciais e vantagens, não é mesmo?
O que acontece é que, ainda hoje, muitos pequenos e médios empresários acabam enxergando as ações de divulgação como um gasto e não um investimento. Outros, porém, têm a consciência da importância de se divulgar o negócio, mas não conhecem as opções e práticas mais modernas e baratas para quem está começando.
Se você se encaixa em alguma dessas situações acima, não se preocupe, pois vamos te mostrar nesse artigo como o marketing digital pode te ajudar a divulgar sua empresa sem custos enormes e trazendo resultados para seu negócio começar com tudo. Continue acompanhando e entenda!
Já sabemos que a divulgação é um investimento fundamental não só para que seu produto ou serviço cheguem ao seu público-alvo, como também para a construção de um marca reconhecida no mercado. Mas como saber no que e como investir primeiro?
Primeiramente, é preciso entender que existem diversas formas de se divulgar uma empresa ou produto. Desde as práticas de marketing mais tradicionais, como anúncios em revistas ou propagandas de televisão, até as ações mais direcionadas e inovadoras do marketing digital, as melhores possibilidades de resultados vão variar para o objetivo e tipo de cada negócio.
Em ambos cenários, online ou offline, essa diversidade de ações para divulgação é bem-vinda e muitas vezes as opções serão complementares.
Porém, sabemos também que muitas vezes os orçamentos disponíveis para o marketing são limitados e precisam ser bem assertivos, pois um investimento sem retorno pode ser um grande problema.
Nesse sentido, vamos mostrar que pode ser muito mais interessante começar apostando no marketing digital. Quer entender o porquê? Confira!
Segundo o relatório Global Digital 2019, são 4,3 bilhões de pessoas conectadas à internet em todo o mundo, levando em conta que a população mundial é de 7,6 bilhões. Além disso, já são 5.1 bilhões de usuários únicos de aparelhos mobile. Ou seja, mais da metade do mundo está na web.
Apenas esses números já seriam motivos suficientes para comprovar que sua empresa precisa estar no meio digital, não acha? Mas mesmo assim, levantamos mais alguns. Veja:
1 – Seja encontrado:
Não adianta apenas ter um site da sua empresa e criar uma conta na rede social. O marketing digital possui as técnicas e práticas ideais para que suas páginas sejam encontradas por quem realmente tem interesse no seu produto ou área de atuação.
2 – Acerte o público:
As técnicas de inbound marketing, por exemplo, visam atrair o interesse do máximo possível de pessoas com o perfil do seu público-alvo. É mais econômico e muito mais assertivo do que as prática de marketing tradicional, que geralmente apostam no alcance de muitas pessoas, mas sem a certeza do interesse ou mesmo do perfil.
3 – Invista o quanto pode:
O marketing e a publicidade offline se tornaram meios tão caros, que pequenos e médios empreendedores pouco podiam investir. Já o marketing digital conta com possibilidades de ações ou mesmo anúncios que podem ser muito mais baratos.
Embora um investimento inicial seja importante para o sucesso da divulgação, no meio digital o empresário pode escolher começar com determinada quantia e ir aumentando conforme os retornos.
4 – Analise os resultados com mais facilidade:
Outro ponto em que o marketing digital bate o tradicional é na facilidade em que podemos analisar os resultados. Antigamente era muito difícil medir a eficiência de uma determinada ação, mas na internet é possível saber praticamente todos os dados e números do seu investimento.
Agora que já conhecemos as vantagens de começar a divulgar a sua empresa por meio do marketing digital, basta saber como, não é mesmo? Vamos lá.
Quando falamos em marketing digital hoje em dia, estamos englobando uma infinidade de práticas e ferramentas que continuam surgindo com o avanço da tecnologia. Já existem técnicas exclusivas para o uso de machine learning, ou ações que são voltadas para interação do usuário com chatbots ou sistemas de inteligência artificial, por exemplo.
Porém, para quem está dando os primeiros passos no meio digital, existem algumas práticas fundamentais para divulgar um negócio na internet. É nelas que vamos focar. Acompanhe!
A cada segundo, milhares de buscas e perguntas estão sendo feitas no Google, por meio de computadores e smartphones. Muitas dessas pesquisas são referentes ao produto/serviço ou ao setor de atuação do seu negócio. E é justamente aí que o seu site precisa aparecer bem e convencer o usuário de que vale a pena conhecê-lo.
Com as boas práticas de otimização de SEO – sigla para Search Engine Optimization – o seu site, blog ou canal de vídeos estará nos primeiros resultados para buscas por palavras-chaves referentes ao seu negócio. É o caso de aparecer em primeiro para pesquisas por “melhor pizza de São Paulo” se você é o dono de uma pizzaria, por exemplo.
Primeiramente, temos que entender que existem duas formas de aparecer nas primeiras posições: uma paga e uma “gratuita”. Isso quer dizer que você “comprar” palavras para que o seu site seja mostrado como anúncio ou pode buscar as posições de forma orgânica.
No caso de anúncios, muitas vezes é preciso enfrentar concorridos leilões que podem resultar em palavras e cliques muito caros para o seu negócio. Já da maneira orgânica, é preciso realizar melhorias e padronizações tanto na estrutura e código de um site, como na forma em que estão inseridos os textos, imagens e conteúdos que ele possui.
Uma das práticas mais importantes para a criação de relevância nas buscas é justamente a produção de conteúdo que gere visitantes ao seu site, um tema que vamos abordar melhor no próximo tópico.
O Marketing de conteúdo nada mais é do que a prática de oferecer conteúdo relevante e valioso para engajar o seu público-alvo, além de atrair e gerar novos potenciais clientes.
Um grande exemplo são os blogs, que cada vez mais são utilizados por grandes empresas para atrair visitantes para dentro do site, gerando reconhecimento de valor para a marca e divulgando a empresa mesmo que de forma indireta ou a médio prazo.
Podemos ainda usar como exemplo de bons conteúdos para atração de visitantes e conversão de prospects, a criação de webinários, e-books, vídeos, infográficos e cursos online. Formatos e possibilidades não faltam para você atingir seu público, assim como as vantagens. Confira algumas:
com marketing de conteúdo você trabalha para estar bem posicionado em buscas para diversos termos relacionados ao seu negócio.
Assim, você não só traz novas pessoas para conhecerem seu site, como já estará presente na mente de um possível cliente em qualquer que seja a etapa de compra dele:, que pode ser atração, consideração ou conversão.
o investimento necessário para produção de um conteúdo de qualidade, que gere leads para o seu negócio, é consideravelmente mais baixo do que em qualquer outra mídia. Além disso, um bom conteúdo, aplicado à uma boa estratégia de inbound e funil de vendas, trará um contato bastante qualificado e com ótimas médias de conversões.
seja para o objetivo de gerar brand awareness – o reconhecimento da sua marca no mercado -, educar os clientes para uma nova solução que você oferece, ou simplesmente para gerar mais leads para seu time comercial, o fato é que investir em bom conteúdo dá resultados.
Diversas empresas em vários setores de atuação já tem essa percepção e investem cada vez mais na prática!
Milhões de pessoas passam horas nas redes sociais todos os dias, inclusive os seus clientes e possíveis clientes. Se comunicando da melhor forma em cada canal, as marcas podem aproveitar desses ambientes para se aproximar e manter os clientes cada vez mais engajados.
Além do relacionamento, as mídias sociais – se bem aproveitadas – são ótimas ferramentas para a divulgação da sua empresa. Por meio de anúncios, parcerias com influenciadores ou mesmo com a publicação orgânica de conteúdo interessante e relevante para seu público,
ainda é possível ter ótimos resultados.
Veja algumas dicas para fazer uma boa estratégia de marketing digital nas redes sociais:
1 – Escolha os canais e mídias certas para começar:nem toda empresa precisa estar em todas as redes. Se o seu negócio é B2B, talvez faça mais sentido ter uma boa página no LinkedIN do que uma conta no Twitter, por exemplo. O fato é que conhecer o seu público é fundamental para acertar nessa etapa.
2 – Crie uma estratégia de comunicação para cada canal: cada rede social possui suas características e formatos. Ter um calendário e uma estratégia focada em cada cenário, é fundamental para se ter resultados assertivos.
3 – Analise e entenda o seu público:a grande maioria das plataformas de mídias sociais oferecem boas ferramentas para análise dos resultados de suas publicações e do público da sua página. Aproveitar essas informações para otimizar as postagens e conteúdos fará toda a diferença!
Outras práticas fundamentais no marketing digital:
Como já citado, o marketing digital e as técnicas de inbound marketing oferecem diversas possibilidades de ações para divulgação de uma empresa. Além das detalhadas acima, vale a pena ainda citar as seguintes:
Por mais que muita gente veja o e-mail como uma ferramenta já antiga ou ultrapassada, o e-mail marketing ainda é um grande aliado das empresas nas estratégias de marketing digital.
Agora com foco no inbound e em uma experiência personalizada, o envio de e-mail seguindo as boas práticas, com o conteúdo certo e para a base certa, ainda traz muito resultado.
Quem disse que não é possível fazer anúncios sem precisar investir gigantescas quantias?
Além da possibilidade de aparecer para o público que já demonstrou interesse no seu produto ou serviço e na hora em que ele precisa, a outra grande vantagem de fazer os anúncios em mídia paga na web é que você pode começar com investimentos moderados.
As principais plataformas de mídia programática hoje são o Google Ads, Facebook Ads e o Instagram Ads. Nelas, o anunciante pode escolher o que mostrar, para qual público, por quanto tempo e no formato de cobrança mais adequado para ele. Assim, as campanhas podem ser muito mais assertivas e baratas do que em um anúncio de propaganda tradicional.
Conclusão:
E aí, com essas informações já deu para se ter uma ideia de como divulgar a sua empresa? Podemos perceber que uma ótima alternativa para quem está começando é investir nas estratégias de marketing digital.
Afinal, com horas de estudo ou o auxílio de uma agência com profissionais especializados, você pode ter bons resultados com investimentos de acordo com as suas necessidades e possibilidades do seu negócio.
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