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Afinal, como ter um Instagram de sucesso e ganhar seguidores?

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Ganhar seguidores no Instagram é um desejo cada vez mais comum entre as empresas. Afinal, com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, ter uma estratégia de comunicação na rede social é uma ótima maneira de conseguir visibilidade para a marca e atrair possíveis clientes.

E essa percepção só aumenta se considerarmos que o Brasil é hoje o 3º país com mais perfis criados no Instagram, somando mais de 99 milhões de usuários, segundo pesquisa da Cuponation.

Além disso, ganhando novas funcionalidades e atualizações constantemente, a rede também se destaca pela sua maior capacidade de engajamento e de gerar negócios, em relação a outros canais como Facebook e Youtube. 

Para se ter uma ideia, em 2019 a rede social já alcançou 20 vezes mais engajamento que o Facebook, segundo pesquisa da SocialBakers. E, de acordo com o próprio Instagram, 60% dos mais de 1 bilhão de usuários já encontraram novos produtos por lá!

Portanto, ter um perfil e uma estratégia bem alinhada para esse canal é essencial para engajar mais pessoas, tornar a sua marca mais conhecida e, claro, aumentar os resultados comerciais. 

Mas como fazer isso? Afinal, nem sempre é fácil começar com uma conta de sucesso no Instagram, e atrair seguidores exige planejamento, esforço e um conteúdo relevante e alinhado ao seu público-alvo.

Apesar de não existir uma receita pronta para ter bons resultados, algumas práticas certamente vão ajudar a iniciar uma estratégia para a sua empresa no Instagram - e comprar seguidores definitivamente não é uma delas.

Separamos algumas práticas e ações para te ajudar a começar a postar e ganhar seguidores no Instagram em 2021, veja a seguir!

8 Dicas para ter um Instagram de sucesso e ganhar seguidores

Para chegar a essa lista de dicas, analisamos as práticas e processos aplicados por diversas empresas, marcas e influenciadores, além de contar a experiência que a J&A já tem na gestão de redes sociais de nossos clientes, considerando desde os primeiros passos.

Por isso, algumas das sugestões podem ser muito básicas para você, mas que são essenciais para a estratégia. Outras dicas, porém, com certeza vão te ajudar a trazer ainda mais seguidores. Confira!

1 - Entenda e defina quem é o seu público 

Antes mesmo de criar uma conta no Instagram é preciso ter bem definido quem é o seu público-alvo, desenhando uma buyer persona da sua marca. Aliás, esse é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing digital.

Afinal, ao entender e conhecer melhor as dores, problemas, preferências e interesses do seu público, será muito mais fácil e assertivo produzir e compartilhar um conteúdo relevante e útil para que os usuários te sigam na rede social.

A dica aqui é entender realmente o que interessa ao seu público-alvo e não publicar o que você gostaria que ele se interessasse.

2 - Crie um perfil de negócios no Instagram

Com o entendimento da sua persona, o próximo passo é criar um perfil empresarial na rede. Se você já tem uma conta, é possível mudar de perfil pessoal para profissional, bastando ter uma página criada no Facebook para explorar todos os recursos.

O perfil de negócios é importante, pois libera acesso a diversas funções e informações que não estão disponíveis nas contas pessoais.

Na página de configurações do Instagram, basta clicar em “Alternar para o perfil comercial”, aceitar o pedido de vinculação de sua página no Facebook e completar as informações de cadastro, tais como telefone, email e endereço. 

Além disso, é preciso se atentar a alguns detalhes no preenchimento das informações do perfil, já que elas vão ajudar os usuários que queiram entrar em contato ou acessar o seu site, por exemplo. Vamos ver algumas delas:

  • Dê preferência a um nome de usuário curto e fácil de lembrar: aqui utilizamos o @jeamarketing, já que o nome completo da agência é muito grande;
  • Preencha o campo NOME: além do usuário, no perfil da sua conta irá aparecer em negrito o nome da empresa ou marca. Aqui, é possível colocar o nome inteiro e com mais destaque;
  • Logo/img: outro ponto fundamental no cadastro do perfil no Instagram é a imagem que os usuários verão ao te seguir. É importante ter um logo ou imagem que facilite a identificação da marca, tenha qualidade e ofereça boa leitura mesmo em ícones pequenos;
  • Capriche na biografia: além de informar o tipo de empresa, é possível cadastrar uma frase para identificar seu negócio. São 150 caracteres, então utilize um texto que tenha impacto, mas que também seja informativo;
  • Informe os links: na caixa de biografia do perfil é possível também inserir links importantes para o seu negócio. Para quem está começando, será o único lugar disponível para isso.

Você pode informar o endereço do seu site, canais de atendimento ou mesmo os links de conteúdos compartilhados, por exemplo. A dica é usar encurtadores e agregadores de links, como o Linktree, para deixar o endereço mais agradável e com mais opções.

Veja como montamos o perfil aqui da J&A:

3 - Traga seu público para o Instagram

Se você já tem uma audiência em outras redes ou mesmo na sua base interna de contatos, é importante que saibam que podem te seguir no Instagram, não é mesmo?

Nas configurações do próprio aplicativo é possível conectar sua conta às suas outras redes sociais, como Twitter e Facebook. Basta ir em “contas vinculadas” e informar as suas preferências.

Assim, será possível compartilhar o conteúdo publicado no Instagram em outros canais e, assim, ter mais alcance com as publicações. 

Além disso, você também deve inserir o link do seu perfil na rede em pontos como o rodapé do seu site, em assinaturas de e-mail dos funcionários, conteúdos publicados em blogs ou mesmo em embalagens - o que funciona muito bem para quem trabalha com entrega de produtos.

Outra forma de aproveitar a sua própria audiência é através dos e-mails para sua base. Você pode compartilhar uma postagem de sucesso e pedir para que eles sigam a página e acompanhem mais conteúdos.

4 - Publique conteúdo com relevância e frequência

Criar e compartilhar conteúdo relevante para o seu público-alvo é fundamental para manter o engajamento e também para atrair novos seguidores.  

Para isso, além de entregar um conteúdo de valor, propósito e de interesse da persona, é importante caprichar nas imagens para que a sua publicação seja atrativa ao usuário em meio a tantas outras opções na rede.

Outra dica importante para manter a qualidade do conteúdo é utilizar as variadas opções de formatos. Os vídeos, por exemplo, são ótimas ferramentas para ganhar a atenção da audiência e podem engajar até 3 vezes mais que as imagens.

São diversas as possibilidades de postagem, que vão ganhando ainda mais variações com os novos recursos do Instagram, como os stories e os Reels. A criatividade para utilizar os melhores formatos para cada mensagem faz toda a diferença para a entrega.

Porém, não adianta publicar um ótimo conteúdo para o seu público e não manter uma frequência de postagens. Ser constante nas redes sociais é fundamental para a presença da marca. Afinal, como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado.

Uma boa prática é ter um calendário editorial para organizar os temas, formatos, dias e horários de postagem.

5 - Aproveite as opções de recursos e ferramentas 

O Instagram se destacou no início como uma rede social para compartilhar fotos. Mas, apesar de até hoje as belas imagens se destacarem entre as publicações, atualmente o canal oferece muito mais possibilidades.

Além das opções de filtros, vídeos e efeitos, o Instagram foi agregando recursos como o IGTV, os stories e o Reels, por exemplo. Para muitos negócios, utilizar essas ferramentas para construir e compartilhar conteúdo pode ser altamente estratégico.

  • Stories

Os Stories são ideais para contar pequenas histórias, seja com fotos,  vídeos ou mesmo textos de curta duração. Além disso, entre os diversos recursos disponíveis é possível fazer enquetes, abrir uma caixa de perguntas, inserir músicas e até links - este último recurso é aberto apenas para contas com mais de 10 mil seguidores.

  • Lives

Outra opção de formato que cresceu bastante na rede são as lives. Além de ser uma ótima forma de apresentar novidades e conteúdos e interagir com seu público, as lives também podem ser feitas em parcerias com outros canais ou influenciadores, servindo para trazer mais seguidores para o seu instagram. 

  • Reels

Já o Reels foi criado para ser uma alternativa ao fenômeno do TikTok. É ideal para conteúdos em vídeo mais divertidos e humanizados. Por isso, pode ser utilizado em uma estratégia de influenciadores ou para marcas mais jovens e criativas.

 6 - Utilize as hashtags com estratégia

No Instagram as hashtags ainda têm papel importante para trazer mais seguidores. Isso porque ao utilizar hashtags relevantes ao seu público e com alto volume, seus posts ficam expostos a uma audiência diferente e maior.

Porém, abusar do uso das hashtags pode tornar o post poluído e não ajudar muito na estratégia. Por isso, procure utilizar opções que estejam relacionadas à marca e ao post.

Outra opção de uso estratégico das hashtags é criar uma nova do zero para divulgar um evento ou mesmo numa ação específica como no lançamento de um produto ou conteúdo.

 7 - Interaja com o seu público

Não adianta atrair novos seguidores e perder quem já é. Por isso, também é fundamental dar atenção e interagir com os seus seguidores no Instagram.

Além de responder aos comentários e mensagens, também é interessante acompanhar e interagir nas postagens das pessoas e marcas que você segue e que tenham relação com o seu público-alvo.

Com interação e tempo de resposta rápido, as pessoas notam que o perfil é interativo e se sentem incentivados a engajar e, assim, aumentar o alcance das suas publicações.

Outra boa prática para engajar seus seguidores é com publicações interativas, como as perguntas e enquetes. Além de mostrar interesse pelas opiniões e preferências do seu público, esses conteúdos ajudam a aproximar a marca do cliente.

8 - Invista em posts patrocinados

As dicas que apresentamos até agora vão te ajudar a conseguir seguidores de forma orgânica, mas muitas vezes o alcance das publicações acaba sendo limitado pela rede.

Por isso, considerar um investimento em anúncios e posts patrocinados pode ser fundamental para a estratégia de atrair mais seguidores. 

É possível criar conteúdo específicos para anúncios ou impulsionar uma publicação já existente no seu feed ou mesmo nos stories. Com isso, além de aumentar bastante o alcance do post, você poderá segmentar o público de interesse para otimizar os resultados.

Para criar os anúncios no Instagram, é preciso usar a plataforma do Facebook Business, que permite acompanhar as métricas das campanhas.

Por fim, vale ressaltar que cada público e cada empresa tem suas particularidades e características. 

Por isso, mais do que seguir tendências e modas nas redes sociais, é importante testar, analisar os resultados e ajustar as estratégias, sempre com criatividade e propósito.

Quer conferir mais dicas para ter uma estratégia de gestão nas redes sociais? Siga a gente no Instagram e acompanhe mais conteúdos e novidades!

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