Ganhar seguidores no Instagram é um desejo cada vez mais comum entre as empresas. Afinal, com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, ter uma estratégia de comunicação na rede social é uma ótima maneira de conseguir visibilidade para a marca e atrair possíveis clientes.
E essa percepção só aumenta se considerarmos que o Brasil é hoje o 3º país com mais perfis criados no Instagram, somando mais de 99 milhões de usuários, segundo pesquisa da Cuponation.
Além disso, ganhando novas funcionalidades e atualizações constantemente, a rede também se destaca pela sua maior capacidade de engajamento e de gerar negócios, em relação a outros canais como Facebook e Youtube.
Para se ter uma ideia, em 2019 a rede social já alcançou 20 vezes mais engajamento que o Facebook, segundo pesquisa da SocialBakers. E, de acordo com o próprio Instagram, 60% dos mais de 1 bilhão de usuários já encontraram novos produtos por lá!
Portanto, ter um perfil e uma estratégia bem alinhada para esse canal é essencial para engajar mais pessoas, tornar a sua marca mais conhecida e, claro, aumentar os resultados comerciais.
Mas como fazer isso? Afinal, nem sempre é fácil começar com uma conta de sucesso no Instagram, e atrair seguidores exige planejamento, esforço e um conteúdo relevante e alinhado ao seu público-alvo.
Apesar de não existir uma receita pronta para ter bons resultados, algumas práticas certamente vão ajudar a iniciar uma estratégia para a sua empresa no Instagram - e comprar seguidores definitivamente não é uma delas.
Separamos algumas práticas e ações para te ajudar a começar a postar e ganhar seguidores no Instagram em 2021, veja a seguir!
Para chegar a essa lista de dicas, analisamos as práticas e processos aplicados por diversas empresas, marcas e influenciadores, além de contar a experiência que a J&A já tem na gestão de redes sociais de nossos clientes, considerando desde os primeiros passos.
Por isso, algumas das sugestões podem ser muito básicas para você, mas que são essenciais para a estratégia. Outras dicas, porém, com certeza vão te ajudar a trazer ainda mais seguidores. Confira!
Antes mesmo de criar uma conta no Instagram é preciso ter bem definido quem é o seu público-alvo, desenhando uma buyer persona da sua marca. Aliás, esse é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing digital.
Afinal, ao entender e conhecer melhor as dores, problemas, preferências e interesses do seu público, será muito mais fácil e assertivo produzir e compartilhar um conteúdo relevante e útil para que os usuários te sigam na rede social.
A dica aqui é entender realmente o que interessa ao seu público-alvo e não publicar o que você gostaria que ele se interessasse.
Com o entendimento da sua persona, o próximo passo é criar um perfil empresarial na rede. Se você já tem uma conta, é possível mudar de perfil pessoal para profissional, bastando ter uma página criada no Facebook para explorar todos os recursos.
O perfil de negócios é importante, pois libera acesso a diversas funções e informações que não estão disponíveis nas contas pessoais.
Na página de configurações do Instagram, basta clicar em “Alternar para o perfil comercial”, aceitar o pedido de vinculação de sua página no Facebook e completar as informações de cadastro, tais como telefone, email e endereço.
Além disso, é preciso se atentar a alguns detalhes no preenchimento das informações do perfil, já que elas vão ajudar os usuários que queiram entrar em contato ou acessar o seu site, por exemplo. Vamos ver algumas delas:
Você pode informar o endereço do seu site, canais de atendimento ou mesmo os links de conteúdos compartilhados, por exemplo. A dica é usar encurtadores e agregadores de links, como o Linktree, para deixar o endereço mais agradável e com mais opções.
Veja como montamos o perfil aqui da J&A:
Se você já tem uma audiência em outras redes ou mesmo na sua base interna de contatos, é importante que saibam que podem te seguir no Instagram, não é mesmo?
Nas configurações do próprio aplicativo é possível conectar sua conta às suas outras redes sociais, como Twitter e Facebook. Basta ir em “contas vinculadas” e informar as suas preferências.
Assim, será possível compartilhar o conteúdo publicado no Instagram em outros canais e, assim, ter mais alcance com as publicações.
Além disso, você também deve inserir o link do seu perfil na rede em pontos como o rodapé do seu site, em assinaturas de e-mail dos funcionários, conteúdos publicados em blogs ou mesmo em embalagens - o que funciona muito bem para quem trabalha com entrega de produtos.
Outra forma de aproveitar a sua própria audiência é através dos e-mails para sua base. Você pode compartilhar uma postagem de sucesso e pedir para que eles sigam a página e acompanhem mais conteúdos.
Criar e compartilhar conteúdo relevante para o seu público-alvo é fundamental para manter o engajamento e também para atrair novos seguidores.
Para isso, além de entregar um conteúdo de valor, propósito e de interesse da persona, é importante caprichar nas imagens para que a sua publicação seja atrativa ao usuário em meio a tantas outras opções na rede.
Outra dica importante para manter a qualidade do conteúdo é utilizar as variadas opções de formatos. Os vídeos, por exemplo, são ótimas ferramentas para ganhar a atenção da audiência e podem engajar até 3 vezes mais que as imagens.
São diversas as possibilidades de postagem, que vão ganhando ainda mais variações com os novos recursos do Instagram, como os stories e os Reels. A criatividade para utilizar os melhores formatos para cada mensagem faz toda a diferença para a entrega.
Porém, não adianta publicar um ótimo conteúdo para o seu público e não manter uma frequência de postagens. Ser constante nas redes sociais é fundamental para a presença da marca. Afinal, como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado.
Uma boa prática é ter um calendário editorial para organizar os temas, formatos, dias e horários de postagem.
O Instagram se destacou no início como uma rede social para compartilhar fotos. Mas, apesar de até hoje as belas imagens se destacarem entre as publicações, atualmente o canal oferece muito mais possibilidades.
Além das opções de filtros, vídeos e efeitos, o Instagram foi agregando recursos como o IGTV, os stories e o Reels, por exemplo. Para muitos negócios, utilizar essas ferramentas para construir e compartilhar conteúdo pode ser altamente estratégico.
Os Stories são ideais para contar pequenas histórias, seja com fotos, vídeos ou mesmo textos de curta duração. Além disso, entre os diversos recursos disponíveis é possível fazer enquetes, abrir uma caixa de perguntas, inserir músicas e até links - este último recurso é aberto apenas para contas com mais de 10 mil seguidores.
Outra opção de formato que cresceu bastante na rede são as lives. Além de ser uma ótima forma de apresentar novidades e conteúdos e interagir com seu público, as lives também podem ser feitas em parcerias com outros canais ou influenciadores, servindo para trazer mais seguidores para o seu instagram.
Já o Reels foi criado para ser uma alternativa ao fenômeno do TikTok. É ideal para conteúdos em vídeo mais divertidos e humanizados. Por isso, pode ser utilizado em uma estratégia de influenciadores ou para marcas mais jovens e criativas.
No Instagram as hashtags ainda têm papel importante para trazer mais seguidores. Isso porque ao utilizar hashtags relevantes ao seu público e com alto volume, seus posts ficam expostos a uma audiência diferente e maior.
Porém, abusar do uso das hashtags pode tornar o post poluído e não ajudar muito na estratégia. Por isso, procure utilizar opções que estejam relacionadas à marca e ao post.
Outra opção de uso estratégico das hashtags é criar uma nova do zero para divulgar um evento ou mesmo numa ação específica como no lançamento de um produto ou conteúdo.
Não adianta atrair novos seguidores e perder quem já é. Por isso, também é fundamental dar atenção e interagir com os seus seguidores no Instagram.
Além de responder aos comentários e mensagens, também é interessante acompanhar e interagir nas postagens das pessoas e marcas que você segue e que tenham relação com o seu público-alvo.
Com interação e tempo de resposta rápido, as pessoas notam que o perfil é interativo e se sentem incentivados a engajar e, assim, aumentar o alcance das suas publicações.
Outra boa prática para engajar seus seguidores é com publicações interativas, como as perguntas e enquetes. Além de mostrar interesse pelas opiniões e preferências do seu público, esses conteúdos ajudam a aproximar a marca do cliente.
As dicas que apresentamos até agora vão te ajudar a conseguir seguidores de forma orgânica, mas muitas vezes o alcance das publicações acaba sendo limitado pela rede.
Por isso, considerar um investimento em anúncios e posts patrocinados pode ser fundamental para a estratégia de atrair mais seguidores.
É possível criar conteúdo específicos para anúncios ou impulsionar uma publicação já existente no seu feed ou mesmo nos stories. Com isso, além de aumentar bastante o alcance do post, você poderá segmentar o público de interesse para otimizar os resultados.
Para criar os anúncios no Instagram, é preciso usar a plataforma do Facebook Business, que permite acompanhar as métricas das campanhas.
Por fim, vale ressaltar que cada público e cada empresa tem suas particularidades e características.
Por isso, mais do que seguir tendências e modas nas redes sociais, é importante testar, analisar os resultados e ajustar as estratégias, sempre com criatividade e propósito.
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