18 abr

6 Dicas para fazer Marketing em Pequenas Empresas

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São tantas preocupações e processos, taxas e burocracias, planejamentos e decisões, que muitas vezes o novo empreendedor acaba deixando de lado uma etapa fundamental para o crescimento do negócio: o marketing.

 

É natural que, ao abrir uma pequena empresa, o foco do trabalho seja em oferecer um bom produto ou serviço e esperar que o primeiro grupo de clientes entre pela porta.

 

Muitos acreditam que, com o tempo, os clientes encontrarão o caminho até o seu negócio, podendo ainda divulgar a empresa com formas tradicionais de publicidade, como na distribuição de panfletos e materiais impressos ou mesmo na disposição de placas e sinais pela região.

 

É claro que, em muitos casos, tudo isso funciona e o pequeno empreendedor consegue construir uma pequena, mas fiel, clientela. O problema é quando não funciona ou não é suficiente para permitir que o negócio cresça.

 

O que muitos dos empreendedores que estão começando não sabem é que existe um melhor e mais fácil caminho de chegar ao seu público independentemente do tamanho da empresa.

 

Não importa o quão pequeno é o seu negócio, você pode - e deve - aproveitar a imensidão do público online e apostar no Marketing Digital para te trazer resultados.

 

Continue a leitura e entenda porque e como fazer marketing digital em Pequenas Empresas!

 

O Marketing Digital é para todos

Até o momento em que esse texto foi criado, o Internet Live Status apontava mais de 4 bilhões de pessoas utilizando a internet no mundo. Só no Brasil são mais de 120 milhões de usuários - contando apenas a população acima dos 10 anos.

 

Com tanta gente usando a web por várias horas ao dia, podemos dizer, com certeza, que o seu público também está lá. Então porque não aproveitar esse imenso mercado e as diversas possibilidades que o ambiente online permite de se aproximar desse público?

 

Achar e atrair potenciais clientes para o seu negócio no ambiente online é muito mais fácil e eficiente do que provavelmente você conseguiria localmente. Além de poder alcançar muito mais pessoas de maneira rápida e mais barata, com o Marketing Digital você pode mensurar e acompanhar resultados de forma quase que imediata.

 

Veja outros benefícios de fazer marketing online em pequenas empresas:

 

  • Permite interagir com o seu público e entender o que eles estão procurando;
  • Você alcança pessoas que não conheceriam seu negócio apenas no ambiente físico;
  • Pode investir com mais segurança e assertividade na divulgação da empresa;
  • Ganha mais facilidade e agilidade para obter feedbacks e responder aos seu clientes.

 

Marketing digital não é só anúncio em Google e no Facebook

O que acontece é que muitos dos gestores de pequenas empresas acreditam que para ter resultados nas estratégias de divulgação online é preciso fazer grandes investimentos em mídia, seja no Google ou nas redes sociais.

 

A prática vem se popularizando, tanto que os gastos com anúncios na web vem superando, desde 2017, os investimentos globais em publicidade na TV. O problema é que, com isso, investir em anúncios online ficou cada vez mais acirrado e caro ao pequeno empreendedor.

 

É claro que os anúncios são parte importante das estratégias de marketing digital, mas se você possui ou atua numa pequena empresa que está tentando brigar com as grandes, saiba que existem formas bem mais baratas de fazer o seu negócio aparecer e encontrar o seu público na internet.

 

Você vai gostar das nossas dicas a seguir, acompanhe!

 

Dicas de Marketing para Pequenas Empresas

1 - Tenha um bom site

 Hoje em dia é fundamental ter uma página onde seu público possa te encontrar, te conhecer ou tirar dúvidas sobre o seu negócio. O lado bom

é que existem diversas possibilidades para construir um site sem precisar investir grandes quantias.

 

Desde plataformas que oferecem hospedagem, facilidade de montagem e templates de páginas web, até a possibilidade de contratação de agências e especialistas para criação de sites mais personalizados, a grande oferta no mercado popularizou a construção de sites.

 

Para quem está começando, a dica é investir num modelo que facilite a gestão e organização das informações - como em uma plataforma em WordPress - e que garanta uma boa experiência de navegação ao usuário.

 

Para quem deseja vender pela web, além das plataformas exclusivas de e-commerce, uma boa alternativa é disponibilizar seus produtos ou serviços em marketplaces - sites de grande audiência que oferecem as mercadorias de parceiros - como na Amazon ou na Americanas.com, por exemplo.

 

2 - Invista no SEO

A maneira mais barata de atrair visitantes para conhecer a sua marca em seu site é aumentando o tráfego orgânico. E, para isso, é preciso construir um bom SEO.

 

Com uma boa estratégia, o seu site irá aparecer nas primeiras posições de buscas, garantindo mais visitas de pessoas que têm interesse em suas soluções ou produtos.

 

Se você já tem um site, uma boa dica é começar fazendo uma análise do cenário atual. Algumas ferramentas como a SEMRush e SEO Analyzer permitem fazer gratuitamente um rastreamento em todo o seu site, comparando com concorrentes e apontando necessidades de melhorias.

 

Para quem vai começar um site, o interessante é já ir seguindo as boas práticas para garantir o cenário ideal quando estiver no ar. Algumas dicas são:

 

  • Pesquise e escolha bem as palavras-chaves

O primeiro passo para construir relevância em SEO é saber para quais termos e palavras você quer aparecer. Algumas ferramentas gratuitas, como o próprio Google Trends, vão ajudar nessa escolha.

 

  • Site leve e otimizado

O código do seu site é fundamental para o bom posicionamento nos rankings dos buscadores. Tempo de carregamento rápido, uso de imagens e elementos leves, informações cadastradas com clareza e estrutura que facilite a navegação, com certeza vão garantir um site agradável.

 

  • Insira as palavras-chave na página

É importante que a sua palavra-chave escolhida seja encontrada dentro dos conteúdos do seu site. O Google, por exemplo, valoriza as páginas em que a palavra ou termo alvo está cadastradas no título, na descrição e no cabeçalho do site.

 

  • Google Meu Negócio

Criar uma conta no Google Meu Negócio não custa nada e vai ajudar com que seus possíveis clientes encontrem a sua empresa e seus contatos. Além disso, você poderá acompanhar e responder comentários, fazer promoções e divulgar fotos do seu ambiente.

 

  • Consiga bons links

Uma das melhores maneiras que construir relevância para o seu site é por meio de links - de bons sites. Procure e proponha parcerias com quem já produz algum conteúdo na sua área de atuação e possui bom tráfego.

 

Comece analisando e conversando com os seus fornecedores, principais clientes e parceiros, propondo a publicação de um guest post, por exemplo.

 

  • Tenha um blog

Produzir e oferecer conteúdo de valor é uma das melhores maneiras de atrair e educar o seus prospects sobre o seu negócio. Um bom blog é capaz de duplicar o tráfego de um site.

 

Para começar, você pode buscar a contratação de terceiros ou mesmo incentivar a criação de conteúdo internamente. A nossa próxima dica vai te ajudar a entender melhor a importância do conteúdo!

 

3 -  Produza e ofereça Conteúdo

 Oferecer um conteúdo que tenha algum valor ao seu público é um dos pilares do inbound marketing. Mas engana-se quem pensa que para começar a produzir conteúdo é preciso investir muito dinheiro.

 

Muitas empresas já produzem materiais ou detêm informações que são muito úteis e valiosas aos seus prospects, porém não sabem como oferecer da melhor forma.

 

Com um planejamento editorial e um bom entendimento da persona do seu negócio, é possível começar a produzir bons conteúdos.

 

A dica é focar em materiais que resolvam problemas comuns aos seus clientes, como um guia de viagem para clientes de uma companhia aérea, por exemplo.

 

Depois da criação, é preciso fazer a distribuição para que os seus conteúdos alcancem o seu público. Além de um bom SEO para atrair visitantes de pesquisas, as redes sociais serão muito úteis nesta etapa. Confira a próxima dica!

 

4 -  Saiba usar as Redes Sociais

A grande maioria dos usuários utiliza a sua rede social preferida pelo menos uma vez ao dia. Por isso, elas ainda são um ótimo canal para se comunicar e atrair mais clientes para o seu negócio.

 

Isso não quer dizer que sua empresa precisa estar em todas as redes sociais, mas é preciso estar onde o seu público frequenta.

 

Mantenha-se ativo e compartilhe seus conteúdos e informações úteis para aumentar a sua relevância com os usuários.

 

5 - Construa sua base de E-mails

O e-mail marketing é muitas vezes visto como um canal ultrapassado e acaba sendo ignorado em algumas startups e pequenas empresas.

 

Mas a verdade é que uma base de e-mails sólida e real é uma poderosa aliada na hora da conversão.

 

Um visitante que voluntariamente deixou o seu e-mail de contato no seu site ou campanha em rede social, tem muito mais chances de se tornar um cliente do que em ações de mídia, por exemplo.

 

Para construir uma lista de confiança e eficiência, aposte em oferecer conteúdos e materiais ricos como e-books, guias, webinars, pequenos eventos e vídeos. Disponibilize em landing pages e peça o cadastro do interessado em troca do seu material.

 

Outra dica é utilizar chats e formulários de contato, caso você não tenha um atendimento 24h por dia.

 

6 - Facilite com automações

Assim que você começar a produzir e distribuir conteúdos e os primeiros leads começarem a entrar na sua base, você vai precisar atendê-los, nutri-los ou mesmo descartá-los, não é mesmo?

 

Agora já pensou em pegar contato por contato que entrar na sua base para fazer uma ligação? Parece muito trabalhoso, não é mesmo? É aí que as automações facilitam e organizam tudo.

 

Algumas plataformas, como a RD Station, oferecem diversas possibilidades de automações para determinar quais leads serão encaminhados para o comercial, qual e-mail será disparado para esses cadastros ou mesmo quais contatos são mais quentes.

 

A dica aqui é começar com cenários e fluxos mais simples, depois ir segmentado em funis de acordo com o perfil do seu cliente ideal!

 

Conclusão Marketing em Pequenas Empresas

Como vimos, não é preciso ter um grande capital para começar a fazer marketing. Pequenas empresas podem e devem aproveitar as opções que o marketing digital oferece, aliando um bom custo x benefício com a possibilidade do acompanhamento de resultados em tempo real.

 

Está esperando o que para começar a implementar essas dicas no seu negócio?

 

Se estiver procurando uma mãozinha para turbinar os resultados, a agência J&A Digital Marketing é especialista na área. Conheça os nossos serviços e venha conversar para sabermos como trazer ainda mais resultados para o seu negócio!

 

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