20 abr

Já ouviu falar no Inbound Marketing? Saiba como ele vai te trazer clientes!

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Está por toda parte e você, com certeza, já foi impactado por ele. Estamos falando do Inbound Marketing, que é cada vez mais adotado no mercado como uma solução para atrair clientes e acompanhar resultados com mais assertividade do que métodos mais tradicionais.

 

Apesar de estar por todos os lados - como quando você se inscreve em um teste grátis de um streaming e passa a se comunicar com a empresa, por exemplo - ainda é bastante comum que pessoas e empresas não saibam exatamente o que é Inbound Marketing.

 

Afinal, o que é esse conceito que está mudando a forma de atrair e conquistar clientes? É isso que vamos te apresentar nesse artigo. Continue com a gente!

 

O que é Inbound Marketing?

 

Em uma tradução literal para o português, o termo Inbound Marketing pode ser definido como Marketing de Entrada. Porém, é mais comum a utilização no mercado de Marketing de Atração - você vai entender o porquê em breve.

 

Inbound Marketing pode ser resumido como uma série de estratégias e práticas com o objetivo de atrair, relacionar, conquistar e fidelizar clientes por meio de conteúdos relevantes, deixando de "ir atrás" dos clientes e passando a ser encontrado e desejado por eles.

 

Diferentemente dos conceitos tradicionais de publicidade, o Marketing de Atração utiliza a inteligência e as possibilidades que o cenário digital dispõe para se conectar com o seu público-alvo, oferecendo conteúdo de interesse para iniciar um relacionamento.

 

Em português claro, investir em Inbound Marketing é deixar de procurar o seu cliente no meio da multidão e passar a ser encontrado por quem tem mais chances de se tornar seu cliente!

 

Segundo a Pirâmide de Chet Holmes, apenas 3% do seu potencial público está buscando por uma solução no momento e só 7% está disposto a te ouvir agora.

 

Ou seja, apenas 10% da sua base está na etapa de Decisão de Compra.

 

Mas é aí que o Inbound se destaca. Com estratégias para acelerar e otimizar cada uma dessas etapas, são criadas ações que atraiam e engajem potenciais clientes para que avancem as etapas da jornada de compra.

 

Para isso, aplicam ações de Marketing de Atração para todas as etapas do funil, oferecendo a mensagem ideal no momento certo. Alguns pilares para essas estratégias são:

 

 

Agora que já vimos o que é o Inbound Marketing, está na hora de entender porque o método está sendo cada vez mais aplicado e trazendo incríveis resultados em empresas e negócios dos mais variados setores e tamanhos.

 

Os benefícios do Inbound Marketing para trazer clientes:

 

Quando um empresa decide começar a investir em Inbound Marketing, geralmente ela procura maior assertividade e controle sobre as ações para alcançar alguns dos seguintes objetivos:

  • Maior visibilidade para o negócio;
  • Menor custo de aquisição de clientes;
  • Mais clientes em potencial para se comunicar;
  • Criar conteúdos que façam diferença para o seu público;
  • Ter um processo de vendas otimizado.

Alguns desses objetivos poderiam ser alcançado com outras práticas, mas não com a mesma eficiência e custos do Marketing de Atração.

 

Separamos algumas das vantagens que mostram porque o Inbound Marketing pode ajudar a trazer ainda mais clientes também para o seu negócio:

 

É investimento e não custo

 

Todas as ações com Inbound Marketing podem ser mensuradas - e estudadas. Assim como os investimentos feitos podem ser acompanhados.

 

É possível saber e analisar desde quantas pessoas visitaram a sua campanha ou site, até quanto cada ação gerou de clientes. Com esses dados coletados em tempo real, as ações de inbound vão te permitir ter um ROI - retorno sobre o investimento - cada vez melhor.

 

Ou seja,chega de tiro no escuro. Você sabe exatamente onde e como investir!

 

É mais barato

 

O Inbound Marketing é 62% mais barato que o convencional, permitindo que negócios de diversos tamanhos e áreas de atuação possam disputar e conquistar clientes com ações criativas e assertivas.

 

Não precisa mais ser um gigante para se relacionar com os clientes e divulgar seus produtos ou serviços. Com menos custos e mais certeza de resultados, o inbound é uma ótima opção para pequenos e médios negócios!

 

Gera leads qualificadas

 

Não é só trazer contatos. As ações de Inbound Marketing têm o objetivo de trazer prospect mais qualificados e que realmente tenha fit ou interesse com o seu negócio.

 

Com isso, sua equipe de vendas não perde tempo - e dinheiro - com contatos que não vão converter em clientes.

 

Aumenta o ciclo de vida do cliente

 

Uma das vantagens mais democráticas que o Inbound Marketing oferece é a possibilidade de engajar seus clientes e prospects.

 

Não importa o tamanho da empresa, com uma entrega de qualidade e ações voltadas para encantar e cultivar seus contatos, com certeza a fidelidade pela marca aumenta e o ciclo de vida do cliente também.

 

Como vimos, são muitas as vantagens de começar a investir nas ferramentas e práticas do Inbound Marketing. Com as dicas do texto, já dá pra ter uma ideia de como começar, mas se quiser conhecer ainda melhor as opções e práticas ideais para a sua empresa, deixe seu comentário com as dúvidas que teremos prazer em responder

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