Está por toda parte e você, com certeza, já foi impactado por ele. Estamos falando do Inbound Marketing, que é cada vez mais adotado no mercado como uma solução para atrair clientes e acompanhar resultados com mais assertividade do que métodos mais tradicionais.
Apesar de estar por todos os lados - como quando você se inscreve em um teste grátis de um streaming e passa a se comunicar com a empresa, por exemplo - ainda é bastante comum que pessoas e empresas não saibam exatamente o que é Inbound Marketing.
Afinal, o que é esse conceito que está mudando a forma de atrair e conquistar clientes? É isso que vamos te apresentar nesse artigo. Continue com a gente!
Em uma tradução literal para o português, o termo Inbound Marketing pode ser definido como Marketing de Entrada. Porém, é mais comum a utilização no mercado de Marketing de Atração - você vai entender o porquê em breve.
Inbound Marketing pode ser resumido como uma série de estratégias e práticas com o objetivo de atrair, relacionar, conquistar e fidelizar clientes por meio de conteúdos relevantes, deixando de "ir atrás" dos clientes e passando a ser encontrado e desejado por eles.
Diferentemente dos conceitos tradicionais de publicidade, o Marketing de Atração utiliza a inteligência e as possibilidades que o cenário digital dispõe para se conectar com o seu público-alvo, oferecendo conteúdo de interesse para iniciar um relacionamento.
Em português claro, investir em Inbound Marketing é deixar de procurar o seu cliente no meio da multidão e passar a ser encontrado por quem tem mais chances de se tornar seu cliente!
Segundo a Pirâmide de Chet Holmes, apenas 3% do seu potencial público está buscando por uma solução no momento e só 7% está disposto a te ouvir agora.
Ou seja, apenas 10% da sua base está na etapa de Decisão de Compra.
Mas é aí que o Inbound se destaca. Com estratégias para acelerar e otimizar cada uma dessas etapas, são criadas ações que atraiam e engajem potenciais clientes para que avancem as etapas da jornada de compra.
Para isso, aplicam ações de Marketing de Atração para todas as etapas do funil, oferecendo a mensagem ideal no momento certo. Alguns pilares para essas estratégias são:
Agora que já vimos o que é o Inbound Marketing, está na hora de entender porque o método está sendo cada vez mais aplicado e trazendo incríveis resultados em empresas e negócios dos mais variados setores e tamanhos.
Quando um empresa decide começar a investir em Inbound Marketing, geralmente ela procura maior assertividade e controle sobre as ações para alcançar alguns dos seguintes objetivos:
Alguns desses objetivos poderiam ser alcançado com outras práticas, mas não com a mesma eficiência e custos do Marketing de Atração.
Separamos algumas das vantagens que mostram porque o Inbound Marketing pode ajudar a trazer ainda mais clientes também para o seu negócio:
É investimento e não custo
Todas as ações com Inbound Marketing podem ser mensuradas - e estudadas. Assim como os investimentos feitos podem ser acompanhados.
É possível saber e analisar desde quantas pessoas visitaram a sua campanha ou site, até quanto cada ação gerou de clientes. Com esses dados coletados em tempo real, as ações de inbound vão te permitir ter um ROI - retorno sobre o investimento - cada vez melhor.
Ou seja,chega de tiro no escuro. Você sabe exatamente onde e como investir!
É mais barato
O Inbound Marketing é 62% mais barato que o convencional, permitindo que negócios de diversos tamanhos e áreas de atuação possam disputar e conquistar clientes com ações criativas e assertivas.
Não precisa mais ser um gigante para se relacionar com os clientes e divulgar seus produtos ou serviços. Com menos custos e mais certeza de resultados, o inbound é uma ótima opção para pequenos e médios negócios!
Gera leads qualificadas
Não é só trazer contatos. As ações de Inbound Marketing têm o objetivo de trazer prospect mais qualificados e que realmente tenha fit ou interesse com o seu negócio.
Com isso, sua equipe de vendas não perde tempo - e dinheiro - com contatos que não vão converter em clientes.
Aumenta o ciclo de vida do cliente
Uma das vantagens mais democráticas que o Inbound Marketing oferece é a possibilidade de engajar seus clientes e prospects.
Não importa o tamanho da empresa, com uma entrega de qualidade e ações voltadas para encantar e cultivar seus contatos, com certeza a fidelidade pela marca aumenta e o ciclo de vida do cliente também.
Como vimos, são muitas as vantagens de começar a investir nas ferramentas e práticas do Inbound Marketing. Com as dicas do texto, já dá pra ter uma ideia de como começar, mas se quiser conhecer ainda melhor as opções e práticas ideais para a sua empresa, deixe seu comentário com as dúvidas que teremos prazer em responder
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