Antes da chegada do Marketing Digital os pequenos e médios empreendedores tinham poucas opções para divulgar seus negócios. Alcançar novos públicos era uma tarefa difícil e, em geral, bastante cara, dificultando a concorrência com os grandes.
Além disso, nunca havia muita certeza de que o seu investimento daria resultados e medir a eficiência de uma ação era muito complicado. Mas na era do digital isso mudou - e pra melhor!
As gigantes da web, em especial o Google, encurtaram distâncias entre clientes e empresas e possibilitaram um ambiente mais democrático para que pequenos e médios negócios encontrassem seus públicos.
Com a vantagem de começar com pouco investimento, o cenário digital no entanto ainda é pouco explorado por muitos empreendedores na hora de anunciar. Mas porque?
Para te mostrar que não há nenhum bicho de sete cabeças e te ajudar a começar a divulgar melhor o seu negócios, preparamos esse guia que vai te mostrar as vantagens e os primeiros passos para anunciar seus produtos ou serviços no Google. Confira com a gente!
Antes mesmo de falarmos sobre o Google Ads e de você investir R$ 1 que seja, é preciso saber que - de forma gratuita - você já pode começar a aparecer nos resultados de buscas do Google. Afinal, são feitas mais de 100 bilhões de pesquisas no buscador todos os meses e o você vai ficar sem aparecer?
Além de apostar em um bom site e em uma forte estratégia de SEO - que é assunto para outro post -, o primeiro passo é dizer ao Google - e aos milhões de usuários do site - que você existe. Para isso, é preciso se cadastrar no Google Meu Negócio!
O Google My Business (ou Google Meu Negócio) é a plataforma para empreendedores da gigante das buscas. Ela permite que qualquer pessoal divulgue seu próprio negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de buscas e apareça no Google Maps.
De forma intuitiva e rápida, você cadastra dados importantes para seu público saber, como por exemplo:
Apenas com esse cadastro gratuito e mantendo as informações atualizadas, você já será encontrado nas buscas relacionadas ao seu negócio, pela localização ou mesmo na busca direta pela sua empresa.
Agora é a hora de dar o próximo passo e começar a anunciar seus produtos e serviços. Vamos descobrir a seguir!
Para alcançar novos públicos que tenham algum interesse no seu tipo de serviço ou produto, o Google Ads é a ferramenta ideal. Utilizada no mundo todo, a plataforma surgiu para destacar resultados dos mecanismos de buscas em formato de anúncios.
Assim, o empreendedor pode oferecer a melhor solução para determinada pesquisa e tem maior chance de gerar uma conversão.
Antes chamada de Google AdWords, a plataforma ganhou recursos avançados em 2018 - como o uso de machine learning para criação de campanhas - e mudou o nome para Google Ads.
O Google Ads nada mais é que uma plataforma para criação de anúncios digitais que são exibidos nos resultados das buscas do Google, em sites parceiros ou mesmo em aplicativos.
Funciona como uma vitrine virtual na qual você aluga o espaço para divulgação. A diferença é que seus produtos ou serviços aparecerão só para quem tem algum tipo de interesse neles no momento. Com certeza você já se deparou com esses anúncios ao realizar uma pesquisa, não é mesmo?
A plataforma do Google, porém, não é a única a permitir anúncios e links patrocinados, mas então porque você deveria escolher ela? São muitas as vantagens. Vamos listar algumas delas pra você:
Sem dúvidas, a principal vantagem do Google Ads é a sua importância no mercado. Primeiro porque o Google é o site que recebe 75% de todas as buscas realizadas na internet, segundo porque a rede de display (os anúncios em sites) da gigante já alcançam 90% dos usuários de toda a web.
Além disso, vale citar alguns benefícios como:
Você decide o quanto pode investir em cada uma das suas campanhas e por quanto tempo.
Não há uma obrigação contratual e você pode pausar os anúncios caso queira.
Com a inteligência da ferramenta, você pode segmentar o público de suas campanhas para ser mais assertivo. É possível escolher dados demográficos, canais de interesse, pesquisas do usuário e palavras-chaves.
Todos os resultados das campanhas podem ser acompanhados na hora e você tem clareza de onde está indo o seu investimento e o quanto está retornando.
Mas então, agora que você já sabe que investir nos anúncios do Google pode ser muito vantajoso, chegou a hora de saber como começar. Vamos lá?
Qualquer pessoa com uma conta no Google já pode se cadastrar no Google Ads e acessar a plataforma. A ferramenta oferece desde opções mais intuitivas e/ou automáticas, até possibilidades avançadas geralmente aplicadas por agências especializadas em mídia e links patrocinados.
PASSO 1: Defina o objetivo
Após o cadastro no site, a plataforma agora já te dá uma ajuda para criar as campanhas, perguntando a sua meta. Assim, você já é direcionado aos tipos anúncios ideais para o seus objetivos.
Você pode definir a meta de acordo com a ação que deseja que os usuários tomem (como acima), os mesmo de acordo com o tipo de campanha que pretende criar.
As metas incluem:
Já o tipo da campanha é o que definir como e onde seus anúncios irão aparecer ao seu público. Os tipos de campanha incluem:
Ideal para alcançar usuários realmente interessados, esse tipo de anúncio aparece com destaque nas buscas no Google. Exige uma boa escolha das palavras-chaves para ter bons resultados nos investimento!
Escolhendo os sites e páginas com mais relação com seu público, seus anúncios terão maior chance de dar resultados. O Google oferece diversas opções de formatos e páginas para anunciar.
Esse tipo de campanha é uma ótima opção também para fazer remarketing, atingindo assim usuários que já tiveram contato com o seu site.
Uma ótima opção para e-commerces e anúncios de produtos, o Google Shopping facilita a vida dos usuários que buscam pelas ofertas. Mostrando já o preço, fotos, detalhes e onde comprar.
Com certeza você já foi impactado por algum anúncio ao assistir vídeos no Youtube ou em outras plataformas de vídeo, não é mesmo?
Esse tipo de campanha também pode ser feita no Google Ads e tem formatos específicos de criação e segmentação.
Com a grande vantagem de agilizar a criação de anúncios para aplicativos, esse formato de campanha utiliza inteligência artificial para anunciar aplicativos nos maiores Serviços do Google, incluindo: Pesquisa, Google Play, YouTube, Rede de Display e Discover.
PASSO 2 - Determine o Alcance
O segundo passo é definir o alcance dos seus anúncios. É possível determinar um raio de abrangência de acordo com a localização ou ainda definir áreas específicas.
PASSO 3 - Segmente
Para que seus anúncios apareçam em pesquisas relevantes, o terceiro passo permite que você crie segmentações relacionadas aos seus produtos e/ou serviços.
Assim, as campanhas atingem quem já demonstrou interesse nas áreas que você pretende ofertar.
PASSO 4 - Crie a campanha
Agora é a hora de configurar a sua campanha, definindo as informações fundamentais para o anúncio. Os dados necessários são:
Não ficará visível aos clientes, então a dica definir um padrão que facilite na hora de encontrá-la.
De acordo com a sua meta, você escolhe o tipo ideal para o anúncio, podendo criar mais de um.
Escolha onde quer que seus anúncios apareçam.
É possível segmentar suas campanhas para smartphones, desktops ou mesmo tablets.
Defina em quais regiões e em quais idiomas deseja aparecer.
Você pode definir manualmente os orçamentos para lances ou configurar para que o próprio Google Ads encontre o melhor padrão de investimentos para quem está começando.
Ainda mais informações nos seus anúncios, como local, páginas do seu site e contatos
Aqui você pode otimizar suas campanhas definindo uma programação e outras opções avançadas.
PASSO 5 - Defina o orçamento
Você só paga o que definir como seu orçamento mensal e pode ajustar ou pausar quando quiser. A plataforma ainda permite que você tenha uma prévia do retorno de acordo com cada investimento.
PASSO 6 - Publique sua campanha
Após configurar as opções de faturamento das campanhas e o período do orçamento, o Google Ads já começará a publicar seus anúncios. Aí é só acompanhar os resultados.
Vale lembrar que esse passo a passo e as dicas nesse artigo são para configuração de campanhas básicas, conforme a plataforma oferece para usuários iniciantes. O objetivo é mostrar que qualquer negócio pode anunciar no Google.
Porém, são muitas as possibilidades de configuração e criação de anúncios inteligentes e focados nos mais variados objetivos. O Google Ads oferece ainda diversos tipos de controles de orçamento e aplicação de metas.
Por isso, a ajuda de uma agência especializada pode ser muito útil para novos pequenos e médios empreendedores! Quer saber mais? Conheça os serviços da J&A Digital Marketing aqui!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.