Ao criar um site e publicá-lo na web, em geral o objetivo é que ele seja encontrado pelos usuários e possíveis clientes, de preferência aparecendo nos primeiros resultados de buscas. Porém, nem sempre será fácil encontrar o seu site no Google.
Para garantir que as páginas de um site sejam encontradas, é preciso entender um pouco melhor sobre o funcionamento dos mecanismos de busca e adotar algumas práticas e melhorias.
Além de aumentar o número de visitas e acessos orgânicos, ter uma estratégia para o melhor ranqueamento do site vai trazer valor para a sua marca e, com certeza, ajudará a gerar negócios.
Separamos alguns passos que você pode aplicar para fazer com que o mecanismo de buscas do Google encontre e ranqueie o seu site, confira a seguir!
Ao publicar o seu site na web, geralmente, o Google já será capaz de encontrá-lo para buscas diretas como, por exemplo, ao consultar por:
site:titulodoseusite.com
Os rastreadores do Google são altamente eficientes, analisando bilhões de páginas para oferecer os resultados mais adequados para a intenção de busca. Porém, às vezes há sites que não aparecem nos resultados.
E isso pode acontecer por alguns motivos. São eles:
Verificar e corrigir os possíveis problemas citados acima vão ajudar para que seu site seja encontrado por usuários que buscarem diretamente o endereço.
Porém, apenas essas medidas não serão uma garantia de aparecer nos primeiros resultados de buscas e, com isso, aumentar o seu tráfego orgânico.
Para ranquear entre os primeiros e atrair visitantes é preciso ir além e aplicar algumas boas práticas de SEO. Separamos os principais passos para você, vamos conferir!
Para garantir de verdade que o Google indexe as páginas do seu site o melhor jeito é cadastrar o sitemap.xml no Google Search Console.
A ferramenta gratuita, ideal para acompanhar a performance das suas URLs nos resultados de buscas orgânicas, permite fazer o upload do sitemap e informar ao Google, de forma organizada, quais são as páginas que deseja que sejam rastreadas.
Apesar de permitir outros formatos de arquivos para cadastrar o sitemap, o Sitemap XML é o mais indicado para garantir o melhor rastreamento.
Outra dica no uso do Search Console que pode acelerar a indexação das páginas do seu site é solicitando a por meio da “Inspeção de URL”.
Com essa função da plataforma do Google é possível conferir se determinada URL já está indexada e, caso não esteja, permite clicar em “Solicitar a indexação”. A dica aqui é escolher as páginas principais do seu site - para quem está começando - ou aquelas que não estão recebendo muitos acessos.
Outra ferramenta gratuita do Google que pode ajudar bastante para que o seu site seja encontrado é o Google Meu Negócio.
Além de oferecer diversas funções e benefícios para os empreendedores, a ferramenta ainda permite gerenciar as informações do seu negócio que serão exibidas nos resultados na pesquisa e também no Google Maps.
Portanto, o cadastro é fundamental para aparecer aos usuários que estão buscando opções por meio da geolocalização.
No Google Meu Negócio é possível cadastrar e apresentar ao público informações como: Localização, Horário de funcionamento, Site, canais e contatos, fotos, comentários e avaliações de clientes.
Atualmente, a maioria das pesquisas na web é feita por meio de dispositivos móveis e os usuários são cada vez mais exigentes quando o assunto é velocidade.
Por isso, ao desenvolver um site com o objetivo de aparecer bem nos resultados de buscas do Google é fundamental otimizar o seu conteúdo para que ele seja carregado com rapidez.
Além disso, é essencial que os elementos e funções de usabilidade, navegabilidade e UX do site sejam exibidos corretamente em todos os tipos de dispositivos e tamanhos de tela.
Sites que não estão adequados ao mobile ou têm tempo de carregamento muito longo, prejudicando assim a experiência do usuário, não costumam ter bons resultados no ranqueamento do buscador.
Quando os robôs buscadores do Google rastreiam as bilhões de páginas na web e encontram links para o seu site, quer dizer que o seu site está sendo indexado mais vezes e ajuda a conseguir melhores posições.
Existem diversas formas de conseguir links para as páginas do seu blog, mas é preciso ter cautela e estratégia. É possível, por exemplo, comentar em blogs e sites - desde que com contexto - com o seu endereço como assinatura.
Outra opção é adotar uma estratégia de marketing de conteúdo e fazer os chamados guest posts. Ou seja, conteúdos que são produzidos por um site/empresa, mas publicados em outro site.
A troca de links entre sites, apesar de bastante comum, não é uma boa prática indicada atualmente, já que o uso exagerado e fora de contexto pode ser prejudicial à estratégia de SEO.
Outro ponto que pode prejudicar a performance de um site nos resultados de busca é saber se ele é seguro.
Os usuários esperam uma experiência de navegação segura e, por isso, o Google indica o uso do protocolo de transferência de hipertexto seguro, ou seja o HTTPS. O protocolo ajuda a garantir uma conexão mais segura e valoriza o posicionamento do site.
Já um código “limpo” no back-end de um site ajuda a tornar o rastreamento e a indexação mais fácil. Com um conteúdo e código bem estruturados, as chances de conseguir bons resultados de SEO só crescem.
Para fazer o Google encontrar seu site cada vez mais e, com isso, atrair mais tráfego orgânico, é importante ter uma estratégia de marketing de conteúdo.
Desenvolvendo conteúdos de qualidade, otimizados e com foco nas palavras-chaves que são estratégicas para a sua empresa, é possível aparecer nas primeiras posições.
Além de aplicar as boas práticas de otimização para SEO, é essencial que esses conteúdos oferecem valor para o seu público-alvo e tenham relevância para o seu negócio. Afinal, de nada adianta aparecer nos resultados e gerar acessos se não fizer sentido na estratégia.
Divulgar os links do seu site nas redes sociais também é importante para o ranqueamento no tráfego orgânico, além de fortalecer a sua comunicação nos diversos canais. Por isso, após criar também é essencial distribuir os conteúdos!
Nós já falamos sobre a importância dos links para que os rastreadores encontrem cada vez mais páginas de um site. E isso também vale para as páginas do seu próprio site.
Porém, novamente, é preciso que a linkagem tenha contexto e seja estratégica pensando na navegação e usabilidade do usuário.
Vamos pensar num exemplo de um blog de uma empresa de aluguel de automóveis. Além de links para outros artigos, é possível linkar as categorias, e materiais gratuitos, mas também os serviços e modelos de carros, por exemplo.
Mas lembre-se que o exagero pode acabar prejudicando o usuário e, com isso, a performance do seu site nos resultados de busca.
Depois de fazer todos esses passos é possível que o seu site já comece a apresentar os primeiros resultados e seja mais facilmente encontrado pelo Google.
Porém, não vale pensar que o trabalho acabou - nunca para. Afinal, manter o conteúdo do seu site atualizado é essencial para se manter nas primeiras posições do ranking.
Com milhões de páginas sendo criadas na internet todos os dias, é imprescindível se manter relevante e atual para os usuários.
Além disso, é importante estar sempre avaliando e corrigindo possíveis links quebrados, páginas de erro ou conteúdos que possam prejudicar o seu posicionamento.
Esperamos que esses passos te ajudem no objetivo de fazer com o Google encontre o seu site. Diga pra gente o que achou das dicas nos comentários e compartilhe com a gente se tiver outras boas práticas!
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