Em pleno auge da Web2 e com a Web3 batendo à porta, é impossível uma empresa sobreviver sem investir em marketing nas redes sociais. Então, preparamos este artigo para você entender o que te espera neste cenário. Vamos lá?
Marketing nas redes sociais é o conjunto de estratégias para promover uma marca, campanha ou produto utilizando as redes sociais como canais. Ou seja: os conceitos são os mesmos do marketing “tradicional”, porém, adaptados à esfera digital.
Onde há pessoas, há marketing. E não tem como querer que isso seja diferente — simplesmente porque sem público não existe propaganda.
Acontece que as pessoas se comportam diferentemente em cada canal. Na mídia impressa, por exemplo, o leitor tende a dar um pouco mais de atenção nos anúncios do que ao vê-los no YouTube, cujo criativo aparece antes de um vídeo (incomodando o espectador ansioso) ou no meio (interrompendo uma compreensão ou estudo).
Um anúncio de página inteira no Meio & Mensagem, por exemplo, impressiona pelo tamanho da página — então vale a pena caprichar no design. Causar este mesmo impacto no YouTube também é possível, mas requer estratégias distintas.
Portanto, já que a audiência não só do YouTube, mas de todos os ambientes digitais é imensa, o marketing nas redes sociais precisa ser pensado estrategicamente.
Primeiramente, é importante alinhar uma das coisas mais primordiais sobre redes sociais: elas são espaços para interação. Então, sim, é mais do que possível vender através das plataformas, mas coloque engajamento à frente de tudo.
Ninguém entra no Facebook, por exemplo, só para ver o que as empresas estão vendendo (e quando o fazem, é só durante o período de decisão). Essencialmente, as redes sociais são ferramentas de relacionamento.
Então, venda. Sim. Mas, antes disso, interaja, seja empático, mostre os valores da sua marca, responda os comentários e, em suma, crie conteúdo que gere engajamento. Assim, quando aquelas pessoas acostumadas a conversar com a sua marca decidirem comprar o que você vende, elas não pensarão na concorrência.
Veja, a seguir, algumas dicas para fazer marketing nas redes sociais
Se sua empresa só vende produtos, encare isso como um grande alerta vermelho. Ela precisa vender experiências, melhorias, soluções… Então, há muito espaço nas redes sociais para sua marca produzir conteúdo sobre diversos assuntos, não só sobre promoções, frete grátis e lançamentos.
Você conhece a regra de Pareto? Ela foi criada em 1896 pelo economista Vilfredo Pareto. Segundo ela, o ideal é que 80% do seu conteúdo seja puramente informativo, e somente 20% tenha cunho comercial.
Faça um planejamento antecipado e crie um calendário editorial para não se perder na organização dos tipos de publicações. Você vai ver como a interação com seus perfis vai aumentar.
Se você prestar atenção na comunicação da Coca-Cola, vai ver como ela é carregada de tradicionalismo, união, família e aconchego. Agora, se olhar para a Fanta (que faz parte do mesmo grupo), vai perceber que ela tem outra pegada.
A Fanta se propõe a ser mais jovial. E isso é claramente refletido na linguagem da marca (que vai além de, simplesmente, palavras — incluindo tipografia, elementos visuais, montagens, etc).
Você precisa descobrir a linguagem que o seu público usa. E não se resuma apenas à idade. Não caia na armadilha de pensar “meu produto é destinado a pessoas acima dos 35 anos, então minha comunicação precisa ser mais estrutural”. Nada disso.
Faça uma pesquisa real para entender o que sua persona costuma consumir, onde ela gosta de ir e o que a agrada fazer. Isso é o que influencia a comunicação.
Finalmente, ao saber disso, defina uma linguagem correta para suas campanhas e coloque suas estratégias em prática.
Acredite, do mesmo jeito que o marketing nas redes sociais é diferente do marketing offline, cada rede social também precisa de atenção especial. Então, não pense que basta pensar estrategicamente na manutenção da página no Facebook, por exemplo, que a estratégia deve ser a mesma para o Twitter.
A forma como as pessoas usam o Twitter, por sua vez, é diferente de como elas encaram o Instagram. No Twitter, o texto é muito forte (apesar da plataforma possibilitar vídeos, imagens estáticas e gifs), enquanto que o Insta é totalmente visual.
Então, trabalhe cada rede separadamente. A campanha é uma só, claro, mas a comunicação precisa ser adaptada. Isso quer dizer que você precisa conhecer muito bem as peculiaridades de cada plataforma onde seu público-alvo está.
As vantagens são muitas, poderíamos ficar horas falando sobre cada uma. Mas, vejamos algumas delas a seguir.
Com uma presença consistente nas redes sociais, sua empresa consegue formar uma comunidade que, realmente, siga e defenda a sua marca. E você pode recompensá-los oferecendo brindes, acessos antecipados, etc.
Além da fidelidade que uma comunidade representa, você também tem um excelente canal para medir a aceitação dos seus produtos e coletar feedbacks.
O custo exigido para anunciar em marketing nas redes sociais é muito mais acessível do que no marketing tradicional. Para pequenas empresas, esta é uma grande vantagens, capaz de fazê-las ter excelentes resultados em suas campanhas.
Considerando que praticamente todas as pessoas estão ativas em redes sociais, o custo-benefício deste investimento vale muito a pena.
Quanto mais você disponibiliza canais de contato, mais abre espaço para coletar feedbacks, receber propostas e, principalmente, conhecer histórias inspiradoras que seus clientes tenham tido ao utilizar seu produto.
Portanto, é importante dar atenção aos mensageiros de cada rede social (o Messenger do Facebook, Direct do Instagram, Mensagens do Twitter, etc).
Reforçando a questão de que a grande maioria das pessoas têm perfis em redes sociais, sua empresa tem grandes chances de alcançar o público-alvo com conteúdo direcionado — e aqui se aplica tanto às postagens impulsionadas como às orgânicas.
Isso é possível devido à segmentação. Você, literalmente, escolhe o grupo de pessoas que vai visualizar o seu anúncio — e quanto mais sua base de seguidores aumenta, mais você refina seu público look a like.
Agora que você entendeu o que é o marketing nas redes sociais, suas vantagens e como fazê-lo, chegou a hora de pôr a mão na massa. A J&A Marketing é uma agência especializada em gerar resultados para o seu negócio através dos canais digitais.
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