23 fev

O que é Inbound Marketing e por que ele é importante para sua empresa? 

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Inbound Marketing é um dos conceitos mais importantes do marketing digital nos últimos tempos, isso porque o Inbound nasceu das mudanças de comportamento entre os consumidores e a crescente necessidade das empresas de manter-se presente entre seus clientes.  

À medida em que as pessoas mudam a forma como são atraídas pelas marcas no mundo digital, novas metodologias e tecnologias são criadas fazendo com que esse relacionamento entre empresa e cliente seja transformado. 

Pensar em Inbound Marketing é ter uma estratégia de negócios voltada para o todo; desde o início da captação do cliente até o pós venda.  

Nesse artigo você vai entender o que de fato é Inbound Marketing, quais os benefícios de aplicá-lo na sua empresa e como fazer da melhor forma. Confira! 

Inbound Marketing é o marketing de atração. Fonte: Freepik 

Afinal, o que é Inbound Marketing 

Como você viu, Inbound Marketing é um conceito que surgiu a partir das novas demandas dos consumidores e significa um conjunto de estratégias que visam atrair e reter o cliente através de conteúdos de qualidade e da criação de um relacionamento duradouro.  

Em tradução livre, Inbound Marketing pode ser considerado como o marketing de atração. Mas, você deve estar se perguntando: o que isso quer dizer na prática?  

Na realidade, essa metodologia nada mais é do que aliar a estratégia digital com a criação de conteúdos relevantes a fim de atrair as pessoas, transformá-las em clientes ao mesmo tempo em que se cria um relacionamento entre empresa e comprador. 

Para ficar mais claro sobre o que é o Inbound Marketing, vamos a um exemplo prático: 

Imagine que você está navegando na internet no seu momento de lazer e é impacto por um anúncio de uma empresa. Isso além de prejudicar sua experiência como cliente ainda interrompe o seu momento de lazer.  

Através das estratégias de Inbound Marketing, as próprias marcas criam conteúdos de valor que sejam interessantes para o público de tal forma que você não se importa em consumir o material dela enquanto está no seu momento de lazer, por exemplo. 

Isso faz com que a impressão do público com uma marca mude. Assim, este público é atraído para a empresa, começa a consumir os conteúdos e materiais dela, transforma-se em um futuro cliente e passa a criar um relacionamento direto com a marca.  

E aí já consegue pensar em grandes marcas que utilizam Inbound Marketing na sua estratégia sem você perceber? Pois é, essa é uma metodologia cada vez mais presente e eficaz! 

Vantagens de aplicar o Inbound Marketing 

Agora que você já entendeu que Inbound Marketing é a metodologia mais implantada entre as empresas que disputam espaço no meio digital, está na hora de perceber os grandes benefícios e potenciais que essa estratégia pode oferecer. 

O Inbound traz soluções para algumas deficiências do marketing tradicional, como por exemplo, a atração de um público mais qualificado e a relação muito mais forte entre cliente e marca. 

Veja algumas outras vantagens dessa metodologia.  

Público mais qualificado 

Como citado acima, uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é ter em mãos um público-alvo muito mais qualificado para as estratégias de vendas de uma empresa. 

Não é mais como funcionava com a publicidade tradicional em que se atingia um grande número de pessoas que não necessariamente estavam interessadas nos serviços.  

Como no Inbound o foco principal é a atração, as pessoas são atraídas para os seus conteúdos porque sentem de fato interesse nas suas soluções.  

Além disso, umas das vertentes dessa metodologia está na possibilidade de segmentar o público alcançado a fim de fazer ações específicas com as demandas de cada tipo de pessoa. Conteúdos para públicos segmentados tem até 3,2 vezes mais chances de terem resultados.  

Poder de persuasão 

Com um relacionamento muito mais potente entre empresa e público-alvo, fica muito mais fácil convencer o lead a comprar o seu produto ou serviço.  

Afinal, da disseminação de conteúdos que agregam valor a empresa passa a criar gatilhos de autoridade e confiança na mente dos seus futuros clientes, fazendo com que a conversão seja muito mais eficiente. 

Ciclo de vendas encurtado 

A jornada de compra de um cliente é o tempo em que a empresa gasta entre o contato com o lead até o fechamento da venda. Com o Inbound Markenting, esse tempo tende a ser menor, isso porque os leads chegam muito mais propensos a decisão de compra, por já conhecer os serviços da empresa e já ter criado um relacionamento anterior.    

Etapas do Inbound Marketing 

Para montar um plano estratégico de Inbound Marketing, é necessário compreender primeiro as etapas que fazem parte dessa metodologia.  

Basicamente, planos de Inbound de sucesso passam pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Encantar. Todas elas estão abarcam toda a jornada do consumidor, desde o momento em que ele é atraído para o seu site até o pós-venda, em que ele se torna um promotor da sua marca.  

Como funciona as etapas do Inbound Marketing. Fonte: Orgânica Digital 

Atrair 

Nesta primeira etapa é preciso fazer com que o seu site seja atrativo de fato e ganhe a audiência do seu público-alvo. Para isso, use o marketing de conteúdo e SEO ao seu favor!  

Crie artigos interessantes e de boa qualidade, deixe-os otimizado para as ferramentas de buscas, faça um site pensado na experiência do usuário e transforme-o cada vez mais cativante.  

Converter 

A partir desse momento, a intenção é que os visitantes se tornem leads para serem trabalhados com mais afinco.  

Quando um visitante vira um lead, você passa a conhecer mais sobre esse público que está consumindo os seus conteúdos. Você passa a ter algum contato como e-mail, telefone, tipo de serviço interessado etc. 

Uma boa forma de fazer um lead converter é entregar gratuitamente produtos como e-books, cartilhas, vídeos exclusivos ou até mesmo brindes! 

Relacionar e Vender 

Depois de ter um meio de contato com o lead você passa a ser relacionar com ele de uma outra forma, e é nessa etapa que você segmenta os públicos com maior propensão para compra e outros que ainda precisam ser nutridos.  

A venda acontece depois de alguma abordagem, quando o lead está qualificado o suficiente para tomar essa ação. 

Encantar 

É aqui que entra o pós-venda. No Inbound Marketing a estratégia não termina quando o lead compra o produto ou serviço, mas continua com intuito de que ele crie uma relação com a marca a tal ponto de que vira um defensor dela pelas redes. 

Afinal, quer um marketing melhor do que indicações de pessoas que sabem o quão bom é o seu trabalho? 

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo 

Se você chegou até aqui deve ter reparado no quanto um conteúdo de qualidade é importante na estratégia de Inbound, isso porque Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo andam lado a lado. 

Segundo o resultado da Content Trends 2017, o Marketing de Conteúdo é responsável por um aumento de até 2,2 vezes mais visitas em um site comparado com empresas que não aplicam essa estratégia. Isso acontece porque ele é uma das ferramentas potentes para atrair leads que, por sua vez, podem se tornar possíveis clientes.  

O Marketing de Conteúdo é o processo de desenvolver e promover conteúdos de qualidade e relevantes para empresas. Dentro do Inbound Marketing ele é aplicado nas etapas de atração e conversão.  

Automações dentro do Inbound Marketing 

Quando se pensa em estratégias de Inbound Marketing e vê o grau de complexidade de cada etapa e como cada fase precisa estar relacionada uma com a outra, pode até bater um pouco de desespero. Mas, um grande aliado em todas essas ações são as automações de marketing.  

As ferramentas de automação ajudam a otimizar os processos e faz com que cada lead possa receber os conteúdos necessários à sua etapa/ jornada sem precisar que você crie tudo manualmente. 

Afinal, já imaginou como pode ser trabalhoso enviar um e-book para 1000 leads um por um?  

É aí que entram ferramentas automáticas de envio de e-mail marketing, criação de landing pages, fluxos de automação, criação de oportunidades etc. 

Além disso, uma das grandes vantagens das automações é a chance de conseguir mensurar os resultados de forma prática e efetiva, para que você possa recalcular a rota do seu planejamento caso sua estratégia não esteja dando os resultados esperados.  

Todas as ferramentas que podem ser usadas no Inbound Marketing.

Dessa forma, montar uma estratégia de Inbound Marketing é saber planejar ações importantíssimas para o seu negócio de forma integrada e otimizada.  

Garantir que essa metodologia esteja caminhando da maneira certa é ter a certeza do sucesso dos resultados de vendas, além do aumento da visibilidade, autoridade e presença digital. 

Se você gostaria de implementar as melhores estratégias de Inbound Marketing na sua empresa, clique aqui e fale com a gente! 

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