27 maio

Conheça as vantagens de anunciar no Google Ads

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Investir em Marketing é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, todos sabemos disso. Mas anunciar no Google Ads também é uma estratégia que cabe em qualquer organização, independentemente do tamanho, segmento ou modelo do negócio (B2B, B2C ou B2B2C).

Há empresários que chegam a conclusões precipitadas e infundadas que contrariam isso. Este artigo, portanto, busca desmistificar o Google Ads com apontamentos simples, mas diretos, para que você saiba as características dessa ferramenta de Marketing Digital e compreenda como é possível incluí-la em seu negócio.

Por que anunciar no Google Ads?

Sua empresa/portal pode alcançar muito mais pessoas se você anunciar no Google Ads ao invés de focar apenas em postar conteúdos nas redes sociais. Perceba que, ao anunciar na Rede de Pesquisa (falaremos sobre ela a seguir), o seu anúncio aparecerá no momento em que alguém buscar por uma solução ou informação com a palavra-chave, ou seja, a pessoa está muito mais propensa a clicar.

Além disso, a palavra-chave não é a única variável para seu anúncio ser exibido. Você pode combinar alguns requisitos que o internauta deve atender, como idioma falado, região onde mora, profissão e cargo, gostos e hobbies, entre outros.

Quando você faz todos esses ajustes corretamente, de acordo com o seu produto e a persona da empresa, a campanha trará tráfego qualificado para seu site, página de vendas, etc.

O Yahoo citou um estudo que mostra que pouco mais de 92% dos brasileiros fazem suas pesquisas no Google. Não só na busca tradicional como no YouTube também, que, inclusive, é o segundo buscador mais utilizado no mundo. Então, ao anunciar no Google Ads, sua marca é vista por muito mais pessoas devido à Rede de Pesquisa e de Display.

O que é Rede de Pesquisa?

São todos os sites e aplicativos cuja pesquisa de conteúdo é “powered by Google”, ou seja, mostra resultados como se a pessoa tivesse pesquisado no próprio buscador. Isso inclui, claro, o próprio Google, mas também o Google Imagens, Google Maps, Google Play, Google Shopping, além dos sites parceiros.

Esses sites parceiros podem ser qualquer um que, ao invés de desenvolver um sistema próprio de busca interna, utiliza o do Google. Assim, é a própria tecnologia do buscador que vasculha todo o site e traz resultados relacionados. Imagine, por exemplo, um portal sobre videogames que conta com milhares de artigos já publicados.

Quando alguém pesquisar sobre determinado jogo neste portal, o resultado (provido pelo Google) retornará todas as páginas do site que mencionam o game. Porém, os quatro primeiros resultados serão de anunciantes. Se você tem um e-commerce do nicho de videogames, o anúncio do seu produto pode aparecer nessas buscas.

Mas não pense que ele vai aparecer nesses sites parceiros. Na verdade, a campanha aparecerá em todas as pesquisas feitas no Google para aquelas palavras. Esta é a ferramenta que mostrará sua oferta no momento em que alguém buscar tal palavra-chave, como dito no começo deste artigo. Diferentemente da Rede de Display.

O que é Rede de Display?

São todos os sites da internet que abrem suas portas para veiculação de anúncios pelo Google AdSense. Então, a pessoa estará navegando em um site qualquer e no meio da leitura de um artigo verá o anúncio do seu e-commerce, onde ela abandonou o carrinho.

Você não anunciou especificamente naquele site, mas na Rede de Display. Assim, sua empresa pode se comunicar com seus clientes antigos e atuais quando eles também estiverem fora de suas páginas. E não é só isso.

A Rede de Display possibilita que seu anúncio (devidamente bem segmentado) apareça para pessoas que sequer acessaram sua página ou conheceram seu produto. Se você descobrir quais tipos de sites seu público-alvo costuma acessar, pode colocar seu anúncio neles através deste recurso.

Dessa forma, ao contrário da Rede de Pesquisa, você pode aparecer para seu potencial cliente antes de ele efetivamente iniciar as buscas por aquele assunto. Isso pode ser uma boa vantagem competitiva.

Anunciar no Google Ads é caro?

Você pode começar a anunciar no Google Ads com R$50. Obviamente, o alcance da sua campanha será pequeno e você terá poucos dados para analisar, mas é possível.

O ponto é que o valor aplicado no Google Ads para alcançar determinado número de pessoas tende a ser muito menor do que na mídia tradicional, como jornais, revistas, rádio e TV, para alcançar a mesma audiência. Além disso, você pode investir menos ainda para “testar” o mercado.

Por exemplo: você estudou seu público-alvo e levantou alguns dados (demografia, profissão, faixa etária, entre outros). Porém, nunca anunciou em mídias onde esse ICP (Ideal Costumer Profile, ou Perfil Ideal de Cliente) costuma estar, de modo que não sabe se o levantamento está correto.

Então, ao invés de investir dezenas de milhares de reais em uma revista especializada que supostamente seu público-alvo lê, você pode anunciar no Google Ads para este mesmo público e observar os números. Se houver muitos cliques, vendas e demais interações, você acertou na segmentação; então poderá aplicar um valor maior.

Esse “teste” não é possível na mídia tradicional. Você não consegue dizer ao setor comercial de uma revista “vou pagar só 10% desse orçamento; se der certo, mês que vem eu aumento”. Sem contar que a segmentação é um diferencial de anunciar no Google Ads, enquanto que no Marketing Offline não é possível filtrar quem lê o seu anúncio.

Métricas para observar ao anunciar no Google Ads

Durante uma campanha, você precisa interpretar vários indicadores. Veja alguns deles:

  • CPC (Custo Por Clique): valor que você está pagando por cada clique recebido na campanha;
  • CPM (Custo Por Milhar): valor cobrado a cada mil impressões, isto é, vezes que o anúncio apareceu (mesmo que a pessoa não tenha clicado nele);
  • CPA (Custo Por Ação): valor cobrado cada vez que o leitor faz uma ação específica no site.

Como anunciar no Google Ads e obter resultado?

A melhor forma de obter resultados satisfatórios no Google Ads é definindo sua persona meticulosamente e configurando todas as características dela na segmentação da campanha. É praticamente garantido que os resultados virão em pouco tempo.

O problema está justamente na parte prática, ou seja, nos “botões” que precisam ser apertados para formatar a campanha corretamente. O ideal é contar com o profissionalismo de uma agência de Marketing Digital cujos anúncios em Google Ads e demais automações de marketing são seus ramos de atuação.A J&A Marketing é uma agência Google Partner, isto é, parceira do Google, preparada para aplicar os investimentos em Marketing Digital de uma empresa em estratégias que dão resultado. Se você procura, justamente, uma guinada neste ponto, clique aqui para falar conosco.

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