O Marketing Digital já é uma realidade há bastante tempo e cada vez mais se torna importante para empresas, profissionais e clientes. Mas você entende realmente a importância do Marketing Digital?
Esse artigo vai mostrar os pontos que comprovam que as estratégias de marketing digital são fundamentais para o sucesso de um negócio. Confira!
Diante deste cenário de crescimento da presença digital dos consumidores, fica evidenciado a importância das marcas estarem presentes neste ambiente. Apesar dessa percepção já ser uma realidade para grandes empresas, ela agora se estende até o pequeno negócio.
Desenvolver a identidade e presença digital de uma empresa é requisito básico para quem quer atuar nesse mercado. Já é fato também que para ter sucesso em suas ações de marketing, a empresa deve conhecer e acompanhar cada passo de seu target. A internet acaba proporcionando uma relação mútua entre a marca e seu público, de uma forma como nunca aconteceu antes.
A oportunidade de entender cada detalhe de sua persona está totalmente ao alcance das empresas. Por isso, é preciso extrair o potencial que o ambiente digital oferece para conquistar e fidelizar os clientes.
Para garantir o sucesso em suas estratégias de marketing digital, a empresa precisa desenvolver um planejamento estruturado, com objetivos claros e estratégias aderentes ao mundo online.
Vale ressaltar que a presença digital não se resume a empresa ter um site, uma rede social, isto é, estar na internet. Ela precisa atuar de forma estratégica, se tornando essencial para o consumidor, ganhando visibilidade e gerando resultados tangíveis para o negócio.
Com um planejamento estratégico bem definido em mãos, e considerando que um dos objetivos seja aumentar a presença da sua marca no ambiente digital, é totalmente indispensável seguir etapas específicas e responder as perguntas a seguir:
Antes de começar qualquer ação, é indispensável que seja traçado muito bem quais são os objetivos da empresa ao entrar no ambiente digital. É muito comum a cultura de traçar os objetivos como se fossem “métricas de vaidade” como, por exemplo, ter likes em publicações, acessos ao site e etc.
O objetivo deve ser algo palpável e extremamente mensurável, como:
Aumentar tráfego do site será uma consequência para atingir uma meta de faturamento, mas não deve ser considerada como o KPI primário.
Um piloto não inicia a viagem sem saber para onde está indo!
Antes de iniciar qualquer ação, é necessário ter definido quais são as metas, como serão alcançadas e o que isso refletirá na sua operação.
Metas bem alinhadas ajudam no crescimento do seu negócio. Elas avaliam progressão, indicam o quanto o plano evoluiu e quais atividades ainda são necessárias para alcançar o seu objetivo principal.
É necessário compreender que o marketing digital possibilita uma série de oportunidades, no entanto – como qualquer setor – é necessário que a teoria seja transformada na prática da melhor maneira possível para, posteriormente, colher os bons frutos.
Ao investir no marketing digital as empresas precisam compreender que os frutos não chegarão de forma instantânea. É preciso ter em mente que resultados sólidos só começam a aparecer com o tempo.
Todas as ações devem estar orientadas a um ROI (Return Over Investiment ou retorno sobre o investimento), para isso é preciso calcular a divisão da receita gerada pelo valor de investimento na ação. Na prática, este cálculo mostra o quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que foi investido.
O cálculo do ROI será extremamente importante para administrar futuros investimentos e nortear futuras ações para otimizar resultados.
Diante do poder oferecido pelo marketing digital, que coloca em contato direto empresa e público alvo, torna-se imprescindível que haja uma equipe atualizada, bem capacitada e eficaz para harmonizar o planejamento e execução.
Para isso, não meça esforços para investir em treinamento e capacitação de seus funcionários. Colaboradores bem capacitados são mais produtivos e trazem melhores resultados. Uma ótima opção são os cursos da escola de Marketing Digital da Impacta.
Para atingir e se relacionar com seu target é necessário conhecê-lo. Antes de se basear em alguns questionários, saiba que o que é relevante para seu target depende, única e exclusivamente, da natureza do seu negócio.
Convém levar um bom tempo para desenvolver uma persona detalhada, com uma interpretação sensível dos dados. Afinal, ele fundamentará todo o planejamento.
Para definir o seu público, é aconselhável ter as seguintes informações sobre ele:
É preciso que tenha claro o objetivo da empresa, de nada adianta investir em estratégias que não agregam ao seu crescimento ou fogem do objetivo principal do seu negócio.
Tendo definido o objetivo, o próximo passo é o planejamento de investimento que está disposto a realizar, a área geográfica que pretende alcançar, além do público-alvo e os produtos que deverão ser direcionados.
Vale ressaltar que as ações no ambiente digital devem estar em sinergia com suas estratégias off-line. Apesar de muitas vezes terem públicos diferentes, as ações ON e OFF devem estar alinhadas, para que os objetivos sejam os mesmos e, na busca desses resultados, as estratégias conversem entre si.
Todos os conceitos apresentados neste artigo foram pensados para lhe mostrar a importância do marketing digital como vantagem competitiva no mercado atual.
É extremamente importante que as empresas compreendam e iniciem suas atividades voltadas ao consumidor, isto é, no mundo digital
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